Outra novidade é o “levante do sul”, protagonizado por um fortíssimo candidato, do curso de Jornalismo em Imperatriz. O Professor Doutor Marcos Fábio tem sido conclamado por diversos campis do continente como um grito de socorro:“nós existimos, tá?”. E não é para tanto. O próprio campus de Balsas, com obras iniciadas em 2014, e previsão de conclusão em 2016, não foi sequer entregue. O candidato a vice-reitor é doutor em linguística, pós-doutor em comunicação e ex-diretor do Campus de Imperatriz.
Em São Luís, como de praxe o Centro de Ciências Exatas sempre lança seu (s) candidato (s). A novidade é que provavelmente o ex-vice-reitor Professor Doutor Antônio Oliveira, terá outros planos para 2019, deixando a vaga para o forte concorrente Professor Doutor Wenner Teixeira dos Santos, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade. Wenner é conhecido no meio acadêmico por ser um quadro técnico e gerente de projetos. Sua proposta basea-se na construção de uma universidade sustentável, ideia nova e bem aceita até então.
Para o cargo de reitor, poucos nomes ventilaram discursos, talvez por conta dos indícios de candidatura do Professor Doutor Natalino Salgado Filho, do Departamento de Medicina da Ufma. Indelével por natureza, o ex-reitor acompanhou um movimento que percorreu 8 campis da instituição. O famoso Pacto pela Ufma. A proposta era basicamente extrair informações sobre as principais problemáticas dos campis com intuito de obter um programa a ser apresentado aos candidatos a reitor e vice-reitor da universidade.











