Por Tarcísio Brandão
A pedagoga e vice-presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Janicelma Fernandes de Sousa Gualter, recebeu o título de Cidadã Ludovicense durante sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira (06), na Câmara Municipal de São Luís.
O projeto de decreto legislativo que deu origem a homenagem foi proposto pelo vereador Raimundo Penha (PDT). O evento contou com as participações da deputada Helena Duailibe (Solidariedade), de representantes de órgãos públicos, sociedade civil e membros que atuam em defesa da criança e do adolescente em São Luís.
Janicelma é natural de Presidente Dutra, cidade do interior do Maranhão. Viveu sua infância no município com seus pais e oito irmãos. Toda vida estudou em escolas pública até chegar a Universidade Federal do Maranhão, onde se formou em Pedagogia. Em 2006, foi efetivada como servidora da Secretaria Municipal de Saúde e de lá para cá se dedica ao estudo e atendimento de crianças e adolescentes.
Segundo Raimundo Penha, o título é por causa do trabalho e dedicação que ela tem como profissional e como pessoa. “Janicelma é mais que uma profissional. Ela dedicou a sua vida em prol da melhoria de vida das crianças e adolescentes de nossa cidade. Mas agora ela tem uma responsabilidade dobrada, porque passou a ser de fato e de direito cidadã de São Luís”, declarou.
Para a homenageada, esse título é a confirmação do trabalho sério que ela tem feito por São Luís. “É ainda mais gratificante porque minha a atuação em defesa das crianças e adolescente passou a ser relacionada com a Câmara Municipal. Vou me juntar aos parlamentares e a própria população para continuar lutando por essa causa”, frisou.
Janicelma Fernandes, em sua trajetória, também passou pelo Centro de Atendimento Integral da Saúde da Criança e Adolescente (CAISCA); atuou na implantação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil; e assumiu a presidência do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente de São Luís (CMDCA).
Atualmente permanece no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente como vice-presidente e vinculada à Secretaria de Saúde do município de São Luís para seguir na luta por uma sociedade melhor.