A ressocialização, através da religião, de presos no presídio de Pedrinhas que haviam perdido a perspectiva do convívio social e orientação a alunos que infringiam regras de convivência no Colégio Batista, estabelecimentos na capital, foram contribuições que justificaram a concessão do título de Cidadão de São Luís, pela Câmara de Vereadores, ao pastor Francisco José Alencar Araujo. Ele é natural de Juazeiro do Norte-Ceará.
O reconhecimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (21), em sessão solene do Parlamento, presidida pelo vereador Nato Junior (PP). A distinção foi proposta pelo vereador Antonio Garcez (PTC).
Além destes vereadores, compareceram ao evento o secretário municipal de Relações Institucionais, Raimundo Silva Junior, que representou o prefeito Edivaldo Holanda, os familiares do homenageado; o pastor Gerson Santos, da área João de Deus, e outros religiosos. Ao justificar a concessão, o vereador Garcez exaltou os feitos do homenageado e frisou ser grato ao pastor Francisco por ter muito contribuído e participado na educação de suas filhas, quando estudaram no Colégio Batista.
O homenageado, ao usar a tribuna, declarou ser um privilégio ganhar o título. “O meu coração está cheio de gratidão por este título proposto pelo vereador Antonio Garcez. A gratidão é a rainha das palavras, assim entendo ao receber este título, ou quando reencontro um ex-presidiário que assisti e me agradece por sua recuperação”, ressaltou.
Francisco José Alencar Araujo relembrou aos presentes o trabalho difícil, mas gratificante, que realizou em Pedrinhas, a sua atuação junto aos alunos indisciplinados, como coordenador de disciplinas, no Colégio Batista e os duros momentos que passou com os pais morando no bairro Fátima, na capital, chegando a perder a mãe, por doença, num hospital, em 1984.
MIGRAÇÃO
Antes de chegar a São Luís, Francisco, seus sete irmãos e os pais migraram de Juazeiro para Caxias, interior do Estado. Eles deslocaram-se do Ceará para o Maranhão em decorrência de uma das muitas secas que ocorrem de tempos em tempos no sertão nordestino e afetam a economia da região. Numa destas escassezes de chuvas no Juazeiro, seu pai, o velho Alencar Araujo, ourives, atingido pela falta de encomendas de trabalho, se obrigou a migrar e Caxias foi o destino. Depois, a família mudou-se para São Luís.
Com muito esforço, Francisco José bacharelou-se em Teologia e ainda estudou até o sétimo período do bacharelado em Ciências da Religião, da Universidade Estadual do Maranhão. O pastor hoje é presidente da Ordem dos Pastores da Igreja Batista na Baixada Maranhense Ocidental, secretário adjunto de Esportes de Mirinzal, onde mora, e também preside o Conselho Municipal de Saúde.
Texto: Cícero da Hora
*****************************
Bárbara Soeiro participa da abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
A vereadora Bárbara Soeiro (PSC), representando o Poder Legislativo municipal, participou da abertura oficial da Campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (21), na Casa da Mulher Brasileira, localizada, na Avenida Professor Carlos Cunha, 572, bairro Jaracati, em São Luís.
A Campanha, que é desenvolvida desde 1991 por um grupo de feministas, tornou-se uma mobilização global envolvendo 160 países, que foram convocados pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar e compartilhar conhecimentos e práticas para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. Também objetiva propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. A campanha apresenta calendários adaptados à realidade de cada país.
No Maranhão, a Campanha dos “16 dias de Ativismo”, conta com a participação de diversos atores da sociedade civil e do poder público, a exemplo da Secretaria de Estado da Mulher, Assembleia Legislativa do Maranhão, Delegacia da Mulher, dentre outros, que se unem no fortalecimento de medidas para a erradicação da violência referente ao gênero.
Durante a abertura da campanha em São Luís, foi proferida uma palestra pela secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeiras, da Bahia, que explanou sobre a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao destacar a importância da campanha no combate à violência e ao crime de feminicídio, a vereadora Bárbara Soeiro, em seu pronunciamento, enfatizou a necessidade de políticas públicas voltadas para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
“O enfrentamento da violência contra as mulheres é uma tarefa que necessariamente precisa envolver diversos setores governamentais e da sociedade com estratégias e ações articuladas, de tal forma, que resultem não só em denúncias ou medidas punitivas aos agressores, mas, também, em transformações que propiciem mudanças de comportamentos machistas legitimados em uma sociedade ainda patriarcal e que sustenta as desigualdades de gênero, que são a causa principal da violência”, disse a parlamentar.
Unificação
Anualmente, os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” têm início no dia (25) de novembro – Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término no dia (10) de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, para combater a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, ampliou-se de 16 para 21 dias de ativismo, com o objetivo de unificar a campanha às atividades do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro.
No Brasil, neste ano, iniciou-se no último dia 18 de novembro, com a Marcha das Mulheres Negras, e se estende até o dia 10 de dezembro, passando pelo dia 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Texto: Nice Moraes
Foto: Paulo Caruá
**********
Pavão Filho solicita instalação de cobertura para quadra poliesportiva
Uma quadra poliesportiva digna, para atender aos moradores da Vila Coquilho, na zona rural, é o que solicita o vereador Pavão Filho (PDT), através da indicação n° 326/19, direcionada ao Governador do Estado, Flávio Dino, e ao Presidente da Agência Executiva Metropolina (AGEM), Lívio Jonas Mendonça.
O vereador esteve na comunidade para verificar as atuais condições da quadra “Três Amigos”, onde constatou que a instalação da cobertura será uma obra de relevância para os moradores, que necessitam de um espaço físico estruturado para práticas de atividades esportivas, encontros culturais, comunitários, momentos de lazer e entretenimento.
“Na Vila Coquilho, os moradores contam com uma quadra poliesportiva, mas sem estrutura adequada para a prática esportiva. Ela precisa de uma reforma, e é isto que estamos pedindo ao Governo”, explicou Pavão, ressaltando que a reivindicação foi feita pela própria comunidade.
Texto: Juan Oliveira