Nova pesquisa de intenção de voto das eleições 2020 divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Instituto de Pesquisa DataIlha mostra que Rubens Júnior (PCdoB) iria para o segundo turno contra Eduardo Braide (Podemos), ultrapassando Duarte Jr e Wellington do Curso.
A pesquisa, contudo, divide Rubens em dois cenários: sem apoio de Lula e com apoio explícito do ex-presidente. No segundo caso, com apoio de Lula e como o candidato do partido do governador Flávio Dino, Rubens aparece em segundo lugar, com 20,6% das intenções de votos, e com larga diferença do terceiro colocado, Duarte Jr (9%).
Caso a aliança seja realmente concretizada, as eleições municipais na capital maranhense passam a ter um novo rumo. Eduardo Braide segue como favorito (33,7%), porém com diferença de apenas 13,7% de votos. Wellington do Curso aparece na quarta colocação com 6,4%, seguido de Neto Evangelista com 5,7%, Adriano Sarney com 3,1%, Bira do Pindaré com 2,9%, Jeisael Marx; Yglésio com 1% e Madeira com 0,7%.
As negociações de apoio do PT à pré-candidatura de Rubens estão avançadas. As tratativas foram iniciadas ainda em 2019, e é justificada não só pela aliança histórica entre o PCdoB e o partido do ex-presidente Lula, e mas também pela trajetória política do próprio pré-candidato.
Encomendada pela empresa Vieira Press, editora do blog do jornalista Jorge Vieira, a pesquisa DataIlha foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 0027/2020. Foram ouvidos 1.014 eleitores, entre os dias 13 a 15 de julho deste ano. A margem de erro de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. E o índice de confiança é de 95%.