Fumaça e sigilo O meio pelo qual o mundo ficará sabendo da escolha do sucessor de Bento XVI – a chaminé que eliminará a fumaça branca, confirmação da eleição de um papa Bombeiros com equipamentos de segurança fizeram o trabalho. Durante o período das votações, os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica. De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sinodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões. |
Os cardeais não terão que passar por revista para entrar na Capela Sistina, local do conclave. Já os funcionários e demais pessoas devem ter de se submeter a um detector de dispositivos. Durante o período de reclusão para a escolha do novo Papa, os cardeais poderão se confessar.
A capela estará fechada para vitsitação turistica desde da ultima terça feira (5) e recebe os preparativos para a eleição. Decorada com afrescos dos maiores artistas do Renascimento, como Michelangelo e Rafael, ela fica dentro da ala de museus do Palácio Apostólico, na Cidade do Vaticano.
O trabalho principal de modificação para o evento é elevar o piso da capela. Sobre ele, são colocadas as mesas e cadeiras para acomodar os cardeais. Também são instalados os fornos (também chamados estufas) e a chaminé para o anúncio da escolha do novo Papa, com a tradição da “fumaça branca”.
Anel
Segundo o padre Lombardi, o anel do pescador, que existe em duas formas – o anel propriamente dito que é usado pelo Papa, e uma reprodução, que fica guardada, e pode ser usada como carimbo – já foram anulados. Os timbres a seco usados em documentos pontifícios também foram anulados.
O novo anel do pescador, para o novo Papa, será idêntico, e muda somente o nome do papa, que será escrito no entorno da imagem que fica no centro dele. Isso só poderá ser feito após a eleição e a escolha do nome pelo novo papa
|