Nesta quarta-feira (07), o Corinthians foi derrotado pelo Independiente Del Valle, por 3 a 0, e foi eliminado da Copa Libertadores. Os gols do time equatoriano foram anotados por Hoyos (duas vezes) e Sornoza.
A partida se encaixa tranquilamente na famosa expressão “jogo de um time só”. Afinal, só o Independiente Del Valle se mostrou interessado em criar jogadas no campo de ataque, enquanto o Corinthians passou a maior parte do tempo correndo atrás da bola.
Com o revés, o Corinthians volta a ser eliminado na fase de grupos da Libertadores após 36 anos. A última vez que isso havia acontecido foi na edição 1977 do torneio, a primeira disputada pelo Timão na história.
Parada dura
O Corinthians tinha toda a vantagem emocional para a partida, uma vez que precisava encarar o duelo no Equador como uma decisão. E apesar de a equipe se mostrar voluntariosa nos minutos iniciais, era claro o domínio do Del Valle nos padrões táticos.
Os primeiros lances do jogo foram todos do time da casa, que abusou das jogadas pelo lado direito do ataque, nas costas de Matheus Bidu, Maycon e Murillo. E foi justamente nessa jogada que o placar foi aberto em Quito.
Na jogada, Sornoza recebeu livre na intermediária do Corinthians e lançou Hoyos nas costas de Murillo. O atacante ficou cara a cara com Cássio e bateu forte, no ângulo, sem chances para o arqueiro corintiano.
Pane total
A inferioridade nos minutos iniciais, somado ao gol precoce do Del Valle, fizeram Luxemburgo mudar totalmente o plano de jogo da equipe do Corinthians. Inicialmente postado em um 5-3-2, o técnico do Timão mudou a formação tática e passou a jogar em um 4-4-2, tendo Fagner como ponta.
A resposta foi a pior possível. No minuto seguinte à troca, Sornoza acionou Hoyos mais uma vez pelo lado direito. O atacante equatoriano trouxe para a direita e bateu no primeiro poste, onde estava posicionado Cássio, que nada fez.
Um verdadeiro “baile”
Padrões táticos, gols precoces e tranquilidade emocional foram alguns dos pilares que contribuíram para o que foi um verdadeiro baile por parte do Independiente Del Valle. O time equatoriano parecia ter plena consciência de sua superioridade, o que ficou claro até mesmo nos gestos e expressões dos jogadores.
Pelo lado do Corinthians, puro antagonismo. Desespero nas tomadas de decisão, broncas dentro da equipe e até mesmo uma expressão facial de enorme receio por parte dos jogadores.
“Lei do ex”
A chamada lei do ex não deixou de dar as caras em Quito. E ela veio dos pés do único jogador em campo que poderia se encaixar nesse cenário. o meia Sornoza atuou pelo Timão na temporada 2019 e foi às redes.
Aos 30 minutos do segundo tempo, Junior Sornoza recebeu na entrada da área e deu leve toque de categoria, que fez a bola acertar o travessão antes de estufar as redes de Cássio.
O que restou?
Ao Corinthians, agora, o que é resta é meramente concluir seus compromissos na Copa Libertadores. O próximo compromisso do Timão será ao final do mês, no dia 28 de junho, quando recebe o Liverpool, do Uruguai, na Neo Química Arena.
Apesar da desclassificação, existe uma disputa que pode ser de interesse corintiano. Uma vitória contra o time uruguaio classifica a equipe para os playoffs da Copa Sul-Americana.
INDEPENDIENTE DEL VALLE 3X0 CORINTHIANS
INDEPENDIENTE DEL VALLE
Pinargote; Fernandez, Schunke, Landazuri (Kevin Rodríguez) e Medina (Cortés); Faravelli, Pellerano (Mercado), Alcívar, Ortiz, Sornoza (Kendry Paez) e Hoyos (Lautaro Díaz)
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil, Murillo e Matheus Bidu (Roni); Maycon (Adson), Fausto Vera e Renato Augusto (Guilherme Biro); Róger Guedes (Pedro) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Motivo: 5ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data: 7 de junho de 2023 (quarta-feira)
Local: Estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador
Horário: 19h (de Brasília)
Arbitragem
Alexis Herrera (VEN)
VAR: Leonard Mosquera (COL)
Gols: Hoyos (17 min 1ºT e 24 min 1ºT) e Sornoza (26 min 2ºT), do Del Valle;
Cartões amarelos: Landazuri e Pellerano, do Del Valle; Bruno Méndez, Guilherme Biro e Roni, do Corinthians
Cartões vermelhos:
Agência Itatiaia/Express