Desempenho positivo dos alunos é reflexo dos investimentos na Educação”, diz prefeito Edivaldo

Dados preliminares do Sistema Municipal de Avaliação
Educacional de São Luís (Simae), em 2018, apontam que as séries de 1º ao 4º
anos, de toda a rede municipal de ensino da capital, apresentaram avanço nos
índices de proficiência dos quesitos analisados pela ferramenta, como língua
portuguesa (leitura e escrita) e matemática. Os números que apontam a evolução
positiva no desempenho dos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de
ensino foram apresentados na manhã desta quinta-feira (21). O Simae integra um
dos pilares do Programa Educar Mais, ação instituída na gestão do prefeito
Edivaldo Holanda Júnior, visando à melhoria dos indicadores educacionais e à
qualidade do ensino.
Participaram da reunião, além do prefeito Edivaldo, o
secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa; a secretaria adjunta
de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite; a superintendente de Ensino
Fundamental, Arsenia Formiga; e a coordenadora geral do Centro de Políticas
Públicas e Avaliação da Educação (Caed), instituição responsável pela aplicação
da avaliação em São Luís, Lina Kátia Mesquita. Só para se ter uma ideia do
progresso no nível de proficiência média em língua portuguesa-leitura, observado
nas séries avaliadas pelo Simae, em 2018, numa escala de zero a mil pontos
(escala própria de alfabetização formulada pelo próprio Caed), o 1º ano, por
exemplo, teve um crescimento de 471.3, em 2017, para 511.2. Já o 2º ano passou
de 524.4 para 582.8, e o 3º ano cresceu de 572.5 para 623.4.
Na comparação da proficiência, que é o total conhecimento, a
média em língua portuguesa das séries de 5º ao 9º anos, feita pelo Simae, numa
escala de zero a 500 pontos; o 5º ano, por exemplo, subiu de 168.0 para 186.0;
a 7ª serie passou de 195.6 para 206.1, e o 9º ano saiu de 224.7 para o patamar
de 235.5.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior comemorou os resultados
positivos verificados no ensino fundamental e destacou que os números traduzem
que a educação municipal tem avançado significativamente em termos de qualidade
do ensino como um todo.
“Desempenho positivo dos nossos alunos é reflexo dos
investimentos na Educação. Demos um salto significativo no nível de
aprendizagem de nossos alunos, o que nos mostra que todos os investimentos
realizados na rede apresentam agora os resultados que sempre buscamos. Sem
dúvida, tudo isso é fruto dos grandes esforços que temos empreendido para
elevar a nossa educação a níveis cada vez mais altos, o que tem sido feito por
meio de um conjunto de ações que integram o grande programa Educar Mais, que
atua em diversas frentes que vão desde a melhoria da estrutura das escolas,
inclusive com ar-condicionado, passando pela utilização de novas ferramentas
pedagógicas, capacitação de professores, entre outras intervenções na área
almejando sempre a qualidade geral da educação municipal”, afirmou o
prefeito.

PÚBLICO
Cerca de 85% dos 84 mil alunos de 1º ao 9º anos da Rede
Municipal de Ensino participaram dos testes aplicados pelo Centro de Políticas
Públicas e Avaliação da Educação (Caed). Para avaliação das séries de 1º ao 4º
anos, os testes foram aplicados de 10 a 14 de dezembro deste ano. Já as provas
dos alunos de 5º ao 9º ano foram aplicados de 10 a 18 de dezembro último. Todas
com aplicadores externos que atendem aos critérios exigidos pelo sistema.
Participaram da avaliação cerca de 80% das escolas
municipais. A avaliação abordou dois componentes curriculares: língua
portuguesa e matemática. A análise diagnóstica possibilitou conhecer o
desempenho dos alunos em habilidades do tipo: localizar uma informação
explicita em um texto curto, fazer uma inferência no texto apresentado, ler
informações de uma determinada tabela, resolver problemas, estabelecer
diferença entre uma figura geométrica plana e uma figura espacial, interpretar
gráficos de coluna, entre outros quesitos.
Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, os
resultados apresentados pelo Simae mostram que as estratégias utilizadas na
área, com a determinação do prefeito Edivaldo, estão no caminho certo.
“São gigantescos os avanços que conquistamos no nível de aprendizagem de
nossos alunos. Por meio desse sistema de avaliação conseguimos, por exemplo,
identificar que alunos não estão tendo o desempenho esperado e, assim, intervir
individualmente para cuidar dessa criança e ajudar a melhorar seu desempenho. O
progresso de nossos alunos apresentados aqui pela avaliação do Simae muito nos
anima a continuar a desenvolver com afinco esse trabalho, com orientação do
prefeito Edivaldo, e o esforço de todos que integram a educação municipal em
dar o seu melhor. Não há dúvida de que está nascendo uma nova geração escolar
na rede municipal muito mais promissora”, observou o secretário.
Na apresentação do resultado do Sistema Municipal de
Avaliação Educacional de São Luís, a coordenadora geral do Centro de Políticas
Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de
Fora (MG), Lina Kátia Mesquita, informou que os número da evolução de
desempenho dos alunos da rede municipal avaliados são extremamente positivos.
“São Luís foi o município, dos 17 com os quais
trabalhamos, que melhor resultado obteve no índice educacional de seus alunos,
dentro dos parâmetros analisados, relativos à proficiência em língua portuguesa
e matemática. Podemos afirmar seguramente que os alunos estão sendo
alfabetizados na idade certa e com eficiência, o que garante a continuidade da
sua trajetória escolar com mais sucesso. A média de proficiência nessas
disciplinas melhorou de forma significativa e promoção da equidade se revela
como o mais importante de tudo, pois o município conseguiu melhorar o
desempenho de alunos que estavam em situação precária de aprendizado e um
grande contingente de aproximadamente 50% de alunos saiu do pior desempenho
possível e foi colocado em um patamar avançado de alfabetização. Isso é muito
animador”, revela a coordenadora do Caed/UFJF.

DIAGNÓSTICO

O Sistema Municipal de Avaliação Educacional de São Luís é
um método próprio de avaliação de proficiência dos alunos, criado pela
Prefeitura de São Luís para conhecer o nível educacional dos estudantes da rede
e da realidade escolar. É um programa de avaliação em larga escala, que garante
ao gestor escolar e ao professor as ferramentas e dados para diagnósticos da
realidade escolar, capazes de auxiliar na elaboração de soluções para os
problemas identificados pela avaliação.
Com a avaliação por meio da Simae é possível à educação
municipal verificar, por exemplo, quais habilidades os alunos já consolidaram
como conhecimento ou em que fase intermediária de desenvolvimento se encontram
nessas habilidades. A análise será feita de acordo com a matriz de referência
construída pela própria educação municipal para detectar as habilidades básicas
essenciais de seus alunos, de forma que eles prossigam estudando e se
desenvolvendo bem nas series seguintes.
O diagnóstico permite, ainda, a tomada de decisões
relativas, inclusive, quanto à formação dos professores, para que a educação
deixe de ofertar formações genéricas aos professores e passe a ofertar
formações mais especificas e de acordo com aquilo que o aluno precisa aprender
e o educador a ensinar. A avaliação diagnóstica visa ainda saber quais os
pontos fortes e os que precisam ser melhorados em cada escola da rede
municipal, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades dos
estudantes durante o processo de aprendizagem.
Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Postagens Recentes