Já estão na capital maranhense os corpos de Khalida Carvalho Trabulsi Lisboa, de 3 anos, e Isadora Pereira Bringel, de 7 anos. Elas morreram no início da semana após um deslizamento de rocha em um ponto turístico na Cordilheira dos Andes, na região metropolitana de Santiago, no Chile.
Até o meio da tarde desta sexta-feira (07) os corpos das crianças estavam no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado. De lá, o corpo de Khalida Trabulsi será preparado na empresa Pax União para então ser velado na Igreja Batista Filadélfia, no bairro Vinhais. O local do velório pode ter sido escolhido por ser a igreja onde congrega o tio e padrinho da menina, Luis Alberto Trabulsi Lisboa.
Familiares e amigos de Isadora Bringel poderão prestar as últimas homenagens na Central de Velórios da Pax União, na rua Oswaldo Cruz, Centro de São Luís. O sepultamento das duas crianças acontece na manhã deste sábado (08), no Cemitério do Gavião, no bairro Madre Deus.
Três crianças foram atingidas por fragmentos de rocha que se desprenderam de uma das montanhas nas imediações da barragem de El Yeso, mas Isadora e Khalida não resistiram aos ferimentos.
As famílias estavam desde a semana passada no Chile e já se preparavam para retornar ao Maranhão, o passeio era um dos últimos roteiros do grupo no país. A morte das maranhenses ganhou repercussão na imprensa chilena e a governadora da Província de Cordilheira chegou a declarar que o local visitado pelo grupo é perigoso e, por isso, é sinalizado de que o acesso não é permitido. Informação contestada por visitantes e pessoas que testemunharam o momento em que ocorreu o deslizamento de pedras, e afirmam que o local não está fechado para pedestres.
As autoridades chilenas investigam a responsabilidade pelas mortes das duas maranhenses. A prefeitura de Bacabal emitiu uma nota de pesar pelo falecimento das crianças.
Isadora era filha dos médicos Marcelo Bringel Carvalho e Slavya Bringel. Nesta quinta-feira (06), o pai da menina postou um vídeo da primeira aula de canto dela. “Eu sei que nunca me deixou, eu sei que sempre esteve aqui comigo. Livrando o meu coração do que não é Seu e eu sei que todas as noites Tu vens para acalmar a minha mente”, lembrou Marcelo Bringel um trecho da música cantada pela garota.
Também por meio de seu Instagram, a mãe de Khalida Lisboa postou nos stories vídeos da criança em casa, enquanto conversava com a mãe, Lenne Carvalho Lisboa. A mãe da menina está grávida de seis meses.