Responsáveis pela limpeza das vias públicas do município de Itapecuru-Mirim, trabalhadores (Agentes de Limpeza ) denunciaram na noite desta segunda-feira (23) em carta encaminhada à imprensa, que estão com três meses de salários atrasados. Temendo represália da prefeitura, os autores da nota não quiseram se identificar, alegando que o anonimato é imprescindível para este caso, haja
vista que no mês passado, profissionais que iniciaram um movimento grevista reivindicando seus direitos, tiveram como consequências, a demissão.
No documento, os Garis dizem ainda que os trabalhadores da limpeza pública trabalham sem EPIs(Equipamentos de Proteção Individual), obrigatório por lei para quem presta este tipo de serviço. Outra situação relatada é a coerção para que eles digam que seus salários estão rigorosamente em dias, além disso, há uma regra imposta pela chefia do setor aos profissionais;
– Faltar na segunda-feira pega 2 faltas;
– Sem pausa para descanso;
– 30 minutos para café (da manhã);
– Discordar das regras, demissão.
A situação, segundo os profissionais da limpeza, está difícil, pois já há registro de trabalhador com luz e água cortada por falta de pagamento, no comércio local estão enfrentando dificuldade para comprar mantimentos, uma vez que os comerciantes passaram a ficar receosos em vender por causa do atraso no salário.
“Não queríamos que a situação chegasse a este ponto, mas foi o jeito – a carta também será´enviada ao Ministério Público Estadual”, finaliza a carta.
Pirapemas.com