Texto: Mauro Garcia
DRT/MA: 1279.
Imperatriz, MA – Fundada pelo pastor Josué Paulino e a professora Eunice em 1995, a Rádio Açaí FM celebra quase três décadas de operação na cidade de Imperatriz.
Inicialmente conhecida como Rádio Missão FM, a emissora começou suas atividades em um pequeno coreto na Praça da Bíblia, com uma caixa de som simples pendurada em postes de iluminação pública, desafiando as dificuldades da época, especialmente a perseguição contra meios de comunicação comunitários.
Em 1998, a rádio foi oficialmente regulamentada, e em 2003, formalmente instituída.
Sempre com uma programação 100% gospel, a emissora passou por uma grande transformação em 2016 e 2017, sob a direção do jornalista Ernado Farias Timóteo, popularmente conhecido como “Timóteo do Açaí”, quando adotou o nome Açaí FM, passando a ter uma programação eclética.
UM NOVO TEMPO
Sob nova administração, a rádio trouxe uma dinâmica renovada para seus ouvintes, incluindo transmissões ao vivo em horários exclusivos pelo sistema Meio Norte de Comunicação do Piauí.
Hoje, a Rádio Açaí FM não apenas domina as ondas de rádio, mas também expande sua influência através de aplicativos e da web, liderando a audiência no norte, nordeste e sudeste do Brasil.
No Piauí, mais de 25 cidades sintonizam a Açaí FM, assim como no Maranhão, Tocantins e Pará.
Ao longo dos anos, a rádio tem sido um celeiro de talentos, formando profissionais que se destacam no mercado de trabalho, como a radialista Gabi, atualmente em uma emissora local em São Luís, Zé Ramalho em Araguaína, Raí em Imperatriz e dezenas de outros.
A visão do pastor Josué Paulino sempre foi pautada pela responsabilidade social, abordando temas como prevenção sobre drogas, doenças, violência contra crianças, adolescentes e mulheres e uma teologia puritana.
Em 2024, a direção da rádio decidiu homenagear radialistas e jornalistas falecidos que marcaram a história da região tocantina.
Segundo o pastor Josué Paulino, esta homenagem é um reconhecimento aos profissionais que deixaram um legado significativo no radialismo e jornalismo local.
“Os internautas podem visualizar diariamente fotos desses profissionais que marcaram época, revivendo momentos importantes e contribuindo para manter viva a memória de cada um deles,” destacou o pastor Josué Paulino.
As fotos estão expostas nas paredes de um dos estúdios da estação matutina.
Na última quarta-feira, 24 de julho, a Açaí FM transmitiu um programa exclusivo com radialistas históricos da cidade, relembrando com fotos a trajetória de cada um que fez parte dessa história marcante.
Esta homenagem é uma celebração aos colegas de profissão que já partiram, mas deixaram uma marca inesquecível no jornalismo da região.
PARABÉNS AOS JORNALISTAS MAURO GARCIA E JOSUÉ PAULINO PELO TRABALHA QYE VEM FAZENDO PELA COMUNICAÇÃO
Parabéns 👏👏👏
Muito boas as informações
Parabéns pela belíssima homenagem, merecida e muito inteligente
Parabéns, salutar essa homenagem seria bem melhor se fizesse para as pessoas em vida!!! Mas muito boa esperamos que possa ter mais…
Eu faço parte da história desta rádio,foi nela que tive a minha primeira oportunidade no rádio,iniciei em fevereiro de 2008 e fiquei até maio de 2012
Difícil demais comentar elogiar Historiar sobre a Radio Açaí Fm pois é uma organização juntamente com seus criadores fundadores administradores todo seu quadro que toca em frente, quaisquer palavras comentários elogios é muito ao merecimento verdadeiro dessa Pérola da Radiodifusão… parabéns parabéns.
Correção quiz dizer é muito Pouco…