Atitudes como imprimir os dois lados do papel e promover logística reversa, ou seja, o próprio fabricante recolher resíduos de seu produto, parecem descomplicadas, mas são pouco praticadas. O setor empresarial caminha devagar rumo ao que se chama de produção limpa, que respeite os recursos naturais e não agrida o meio ambiente.
“Não se trata de parar de produzir, mas mudar a forma de se produzir nestes tempos em que a inovação é tão valorizada”, afirma professora Tassiane Boreli Pinato, do Núcleo de Sustentabilidade da Universidade Metodista de São Paulo, que organizou ao lado da também docente Márcia Sartori a obra Negócios
Verdes – Um Novo Caminho para a Gestão Empresarial de Sucesso (Editora Metodista)
.
São 10 capítulos divididos em três partes e contendo farto material de docentes e especialistas alertando para o comprometimento do solo, poluição atmosférica, geração de resíduos e rejeitos frutos de processos empresariais que se esgotaram, entre outros. Mas o livro também traz exemplos e conteúdos esclarecedores sobre práticas de boa governança, desenvolvimento social, economia circular e estratégias empresariais comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A Universidade Metodista de São Paulo integra o capítulo Brasil do Pacto Global e do PRME (Princípios para Educação Executiva Responsável das Nações Unidas), que buscam formar gestores preocupados com processos e manufaturas responsáveis.
Os temas foram divididos em partes. A primeira aborda como “A sustentabilidade pode gerar valor econômico e promover desenvolvimento sustentável”. O segundo bloco fala do “Valor do desenvolvimento social como justiça social” e o terceiro, “Práticas sustentáveis: ferramentas para o desenvolvimento econômico e sustentável”.
Negócios Verdes
Ficha técnica
ISBN: 978-85-7814-403-6
Páginas: 207
Formato: 16×23
Preço de venda: R$ 55,00
1ª edição / 2019
ISBN: 978-85-7814-403-6
Páginas: 207
Formato: 16×23
Preço de venda: R$ 55,00
1ª edição / 2019