Por Mauro Garcia
O “lockdown”, bloqueio total , é a medida mais severa em uma pandemia. Com essa decisão, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas e limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos. Praticamente todos os serviços não essenciais ficam proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentação, remédios e levar pessoas a unidades de saúde.
No isolamento social, é recomendada a permanência em casa e são proibidas aglomerações. A medida serve tanto para pessoas infectadas por Covid-19, que devem se isolar por 14 dias sem nenhum contato com outras pessoas, quanto para cidadãos não infectados, em caráter voluntário, mas recomendado pelo Poder Público como medida eficaz de conter a curva de contaminação.
Nesta terça feira, (05), o estado do Maranhāo será o primeiro a experimentar o “lockdown” decretado, devido ao avanço dos casos de coronavírus., decisão proferida pela Justiça do Maranhão aos municípios. São Luís, São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa e todas as cidades vizinhas da Região Metropolitana da capital maranhense por 10 dias.
Com a decisão judicial, e o decreto de isolamento social no Maranhão, ficam suspensas todas as atividades não essenciais, com a exceção de serviços de alimentação, farmácias e portos e indústrias com turno de trabalho de 24 horas. Durante os dez dias, bancos e lotéricas poderão abrir somente para o saque de auxílio emergencial, salários e benefícios sociais a partir de terça-feira, dia 5, nas quatro cidades do Maranhão.
Revolta popular
Na opiniāo da populaçāo de Sāo Luis e da Grande Ilha , o Governador Flávio Dino perdeu o controle da situaçāo, as medias adotadas, apenas mostra a fragilidade do sistema de saúde no estado.