O número demonstra claramente que, mesmo não sendo obrigatório votar, os pleitos para a escolha de novos (as) conselheiros (as) têm ganhado cada vez mais adesão e importância no município. A rápida apuração das 26 urnas recolhidas nas seções que funcionaram em prédios de escolas da rede municipal de ensino mostrou que, ao todo, 9.007 eleitores compareceram aos locais de votação e confirmaram sua escolha com a tecla verde. Deste total, a contagem geral dos votos válidos foi de 8.934, enquanto que nulos (65) e brancos (08) totalizando apenas 76.
As diferenças de sufrágios entre candidatos também revelaram que se tratou de uma eleição acirrada. Um caso emblemático pode ser notado em relação às penúltimas vagas, onde o 8º e 9º colocados foram eleitos com a mesma quantidade exata de votos, 407. Entre os campeões, que estão em (primeiro e segundo colocados), a diferença foi de apenas 103.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Comissão Eleitoral estabelecida pelo CMDACA luminense, estima que a contagem de votantes que participaram na atual superou a expectativa. Segundo a entidade, possível dizer que a eleição para o quadriênio 2024/2027, ocorrida ontem, domingo (1), certamente superou a quantidade de pessoas que compareceram no pleito anterior a este.
“Apesar da quantidade, tivemos o mínimo de percalços possíveis. Em se tratando das urnas, não obtivemos casos de problemas técnicos, nem de ordem jurídica como, por exemplo, impugnação. Registramos apenas o caso de três eleitores inaptos a votarem porque os mesmos precisavam resolver pendências com a justiça eleitoral”, relatou o presidente do CMDACA de Paço do Lumiar, conselheiro Nixon Nunes.
Findado o processo de escolha, os próximos passos agora a serem dados dizem respeito a uma capacitação junto aos eleitos, voltada para o trabalho e as atribuições dos escolhidos, seguida pela posse dos conselheiros e suplentes que deverá acontecer no dia 10 de janeiro de 2024.
Nesta segunda-feira (2), a prefeitura de Paço do Lumiar, cuja gestão é de responsabilidade da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, divulgou nota parabenizando todos os eleitos e colocando-se à disposição para contribuir com o que for preciso nas ações do CT e na proteção dos direitos das crianças e do adolescente