Pavão Filho solicita instalação de unidade do Viva Cidadão
Por Juan Oliveira
O vereador Pavão Filho (PDT), por meio de indicação, solicitou ao governador Flávio Dino (PCdoB), a instalação de uma unidade de atendimento do Viva Cidadão, no bairro Cidade Operária.
Conforme o autor, a proposição visa assegurar a prestação de serviços públicos, próximos e com qualidade, à essa comunidade.
Pavão Filho destacou que já havia solicitado a instalação da unidade, por meio dos requerimentos n° 261/2015 e n° 007/2016, e da indicação n° 029/2017.
“A instalação de uma unidade
de atendimento do Viva Cidadão, no bairro Cidade Operária, fortalecerá o exercício da cidadania dessa comunidade, facilitando o acesso às ações de qualidade na prestação de diversos serviços públicos, com um atendimento mais rápido e prático”, disse Pavão Filho.
Viva Cidadão
O Viva Cidadão disponibiliza diversos serviços para a população, como 1ª e 2ª via do RG e do CPF, pesquisa e entrega de RG, regularização do CPF, 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, alteração do estado civil, foto e Xerox para documentos, 1ª e 2ª via da Carteira de Trabalho, além de reclamações do consumidor. Também dispõe de representação de diversos órgãos e entidades, todos reunidos em um só espaço físico.
—————————— —————————— —————————— ————————-
Chaguinhas solicita pavimentação de rua no São Raimundo
O vereador de São Luís, Francisco Chaguinhas (PP), solicita ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, em caráter de urgência, por meio de requerimento, a recuperação e pavimentação da rua do Arame, no bairro Conjunto São Raimundo na capital maranhense.
De acordo com a justificativa do parlamentar, a via está intrafegável há anos e praticamente abandonada pelo poder público municipal. Segundo Francisco Chaguinhas, a rua do Arame é uma via importante para o bairro, por onde passam milhares de pessoas todos os dias, mesmo estando em situação precária.
“A recuperação dessa via vai melhorar a vida de muita gente, facilitando a tráfego de veículos que prestam serviços essenciais, como viatura da polícia e ambulâncias, além de melhorar a trafegabilidade para os moradores que tem veículo próprio. Se no verão a poeira toma conta de tudo, no inverso o lamaçal atrapalha a vida de quem precisa passar por ali”, destacou Chaguinhas.
Por João Filho
—————————— —————————— —————————— ————————-
Ricardo Diniz propõe a criação da Frente Parlamentar pela Valorização da Defesa Civil
Da Assessoria de Imprensa do Vereador
O vereador Ricardo Diniz (PRTB), através do projeto de resolução 006/19, dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal de São Luís, da Frente Parlamentar pela Valorização da Defesa Civil.
A proteção civil possui um caráter preventivo, socorrista, assistencial e recuperativo. Ela destina-se a inibir ou reduzir os desastres naturais e os acidentes tecnológicos, mais ainda, preservar a moral da população e restaurar a normalidade social.
A proposta do vereador almeja reunir esforços para a criação e a implantação dos planos municipais e de carreira da Defesa Civil, no município de São Luís.
O projeto abordará, ainda, a reestruturação administrativa, além da ampliação do quadro funcional e a formação e atuação efetiva dos agentes da Defesa Civil, no intuito de articular a interação desta com a sociedade.
“É importante valorizarmos a Defesa Civil, pois, à medida que estreitamos a relação desta com a população, contribuímos para preservar a ética social”, afirmou Ricardo Diniz.
—————————— —————————— —————————— —————————
Fátima Araújo apoia Ação Social na Vila Conceição/João de Deus
Ação Social realizada na Vila Conceição/João de Deus, na última quinta, 7, e sexta-feira, 8, beneficiou mais de 500 pessoas da comunidade. Durante dois dias, foram emitidas, aproximadamente, 100 Carteiras de Trabalho e cadastradas quase 300 pessoas no Sistema Nacional de Empregos para o programa Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego.
Além disso, foi realizado Curso de Artesanato beneficiando aproximadamente 80 alunos. Só para médico oftalmologista, foram feitos 50 atendimentos, apenas no segundo dia de atividade. A ação social foi uma realização do Instituto Solidariedade & Ação (ISA), em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) e Ótica Serrão, que também contou com o apoio da vereadora Fátima Araújo (PCdoB).
No total, foram realizados cerca de 500 atendimentos, na sede do ISA, durante os dois dias de ação.
Por João Filho
—————————— —————————— —————————— ———————-
Silvino Abreu quer a recuperação da rua João Henrique
O vereador Silvino Abreu (PRTB) mantém uma luta incessante junto ao poder público para que sejam executados serviços de infraestrutura na rua João Henrique, atendendo reivindicações antigas dos moradores daquela via, como também por ser “posso dizer um local lúdico, onde mantenho amizades de alta estima e por se tratarem de antigos moradores, os que permaneceram, enquanto outros já não se encontram mais na comunidade”, completou ele.
Dessa vez o parlamentar do PRTB, reapresenta seu pleito ao prefeito Edivaldo Holanda Júnor (PDT) na forma do requerimento nº 780/2019, onde solicita ao chefe do Executivo Municipal “que determine a recuperação imediata da rua João Henrique, mais precisamente no trecho da escadaria localizada entre as ruas da Barraquinha e São João, que se encontra em um total estado de abandono, bem como causa um enorme desconforto para quem mora no local”.
Enfatiza o vereador que “já se passaram diversas administrações pelo município, e a rua João Henrique nunca recebeu nenhum benefício, e a situação passa a ficar pior com o decorrer do tempo”.
Silvino Abreu informa que ultimamente esteve conversando alguns moradores, que ainda nutrem uma esperança que a atual gestão dê uma olhada para os problemas que os moradores enfrentam”.
O representante do PRTB na Câmara Municipal disse que também está “confiante na sensibilidade do nosso administrador maior, até porque ele tem demonstrado capacidade em enfrentar os desafios que estão à sua frente, e vem realizando um intenso programa de execução de obras, o que alimenta mais ainda a esperança da população em ver resolvido o problema que está lhe afligindo e só o poder público pode colocar um ponto final”. (A.B).
—————————— —————————— —————————— —————————–
“São Luís em Obras” é solicitado por Josué Pinheiro para a zona rural
Fazer a solicitação de expansão do programa “São Luís em Obras” para os bairros e outras localidades situadas na Zona Rural do município de São Luís foi a maneira que o vereador Josué Pinheiro (PSDB) encontrou ao apresentar junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal o requerimento nº 724/2019, para apreciação em plenário, solicitando que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), “autorize o setor competente de sua administração a realizar estudos técnicos, no sentido de realizar serviços de recuperação das ruas 1 e da Bomba, no bairro Residencial Shalon, localizado na Zona Rural”.
As ruas dos bairros do Residencial Shalon, citadas pelo parlamentar tucano “estão necessitando urgentemente de serviços para sua recuperação, pois estão em péssimas condições de trafegabilidade, pois encontram-se esburacadas, o que dificulta o trânsito de veículos e pedestres”, explica ele acrescentando: “em razão do seu estado lastimável, somente uma ação imediata do poder público irá contribuir para a melhoria da mobilidade dos usuários daquelas vias”.
O vereador destaca que “é notório o trabalho que a prefeitura vem realizando em diversos bairros de São Luís”, e completa afirmando que “é exatamente por reconhecer a dimensão do que tem sido feito, beneficiando a nossa população é que apresento esse pedido, já que os bairros da Zona Rural necessitam muito de um trabalho efetivo por parte da prefeitura, e solicito estudos para a inclusão desse pleito no programa ‘São Luís em Obras”.
Para finalizar, Josué Pinheiro diz ter “confiança no trabalho em busca do bem-estar da população, e com as ações que vêm sendo implementadas como o ‘São Luís em Obras’, esperamos ter atendida a nossa solicitação, o que contribuirá para a melhoria do problema de mobilidade, não só no Residencial Shalon como em áreas adjacentes”. (A.B.)
