Morreu no início da noite desta sexta-feira(15), em São Luís, o prefeito da cidade de Alcântara do Maranhão, Padre William Guimarães da Silva (PL), de 80 anos. Após sofrer uma parada cardíaca. Padre William, ainda chegou a ser transferido para capital maranhense , mas não resistiu e veio a óbito, após procedimentos médicos. No início do mês, ele ja havia sofrido uma intervenção cirúrgica, permanecendo internado por alguns dias, mas teve o quadro clínico agravado nos últimos dias. O pároco estava licenciado da batina por conta do cargo administravo.William foi considerado um fenômeno da política maranhense, quando se elegeu duas vezes prefeito da cidade ee Guimarães, e depois venceu o então prefeito de Alcântara, Anderson Walker (PCdoB), ja na cidade histórica de Alcântara, nas eleições municipais de 2020, sendo também prefeito em Santa Helena.
O falecimento de padre Wiliam foi anunciada pela Arqui- Diocese da Cidade de Pinheiro. Em seu lugar, deve assumir vice- prefeito, Nivaldo Araújo de Jesus.
O padre nasceu em no ano de 1942, na cidade de Guimaraes, em 21 de fevereiro.
Sua marcante trajetória política começou depois de alguns anos dedicados ao sacerdócio. De 1989 a 1992 governou Santa Helena. E de 2005 a 2012, sua terra natal, Guimarães. Em Alcântara foi eleito em 2020, com 7.874 votos. Nesta eleição teve na chapa opositora um ex-coroinha, o vereador eleito Robson Corvelo, 39 anos; quando criança, ele foi ajudante na igreja administrada pelo então pároco William.
Desafios – William Silva, em Alcântara, foi candidato na coligação Rumo a Novas Conquistas, que reuniu os partidos PL, PROS, Avante e PT. Ao assumir, em 1º de janeiro de 2021, o município enfrentava problemas como falta de matadouro público, de rodoviária e de aeroporto, hospital sem UTI e com pessoal restrito, alto índice de vítimas do Covid-19, abastecimento de água potável deficiente, transporte marítimo para São Luís sofrível, iluminação e limpeza públicas, segurança, infraestrutura e Previdência Municipal à espera de soluções. “Serão minhas prioridades “, elegeu no plano de metas.
A administração da Base Espacial e a relação com as populações quilombolas era outro grande problema a enfrentar. A previsão de orçamento geral para 2021 era de R$ 73.613.444,00, para governar pouco mais de 22 mil habitantes distribuídos em 204 povoados (60 comunidades quilombolas). Somente 6,5% dos domicílios registravam a existência de esgotamento sanitário e taxa de mortalidade infantil média era de 4.37 para mil nascimentos.
A direção do Blog O Municipalista lamenta a grande perda e apresenta as condolências à família.
Com informações do blog, Notícias Blandino Araújo Marque