Texto: Mauro Garcia. DRT/MA:1279
No dia 19 de abril de 2023, o titular da Promotoria de Justiça Distrital da Cidadania – Polo Divineia, Douglas Assunção Nojosa, que temporariamente respondia pela Promotoria Distrital da Cidadania – Polo Itaqui-Bacanga, realizou uma vistoria na Praça Miguel Meireles, conhecida como “Coreto”, localizada na entrada do bairro Vila Embratel, em São Luís.
A inspeção contou com o apoio logístico e de segurança de uma guarnição da Polícia Militar, liderada pelo tenente Robert Lee e mais dois policiais. Durante a vistoria, foi constatada a existência de resquícios de um coreto no trevo localizado na intersecção das avenidas do Itaqui-Bacanga (BR-135) e Avenida dos Portugueses. A área, onde o antigo coreto se encontrava, configura um triângulo com medidas aproximadas entre 8 e 10 metros. O telhado da estrutura foi destruído por uma colisão de veículo.
O promotor de justiça declarou na época que não havia impedimento para a reconstrução do coreto, desde que não houvesse objeção por parte do Poder Público municipal.
Ameaças e Conflitos.
Nos últimos meses, o conflito em torno do coreto tem gerado acusações, ameaças, ofensas, calúnias e difamações, indicando uma situação que parece não ter fim..
O movimento Social Força Comunitária está reunindo os mecanismos necessários para reforçar a pauta do conflito no coreto do bairro Vila Embratel, além de demandas da região que serão apresentadas pelo corpo técnico da instituição.
Próximas Audiências
O Ministério Público anunciou que realizará novamente três audiências no eixo Itaqui-Bacanga em 2024, e deverá se pronunciar sobre a situação em locais específicos: na região do Gapara, na região do Alto da Esperança e na região do Anjo da Guarda. Essas audiências são esperadas para trazer mais clareza e possíveis soluções para o conflito envolvendo o coreto da Vila Embratel.
Os integrantes do movimento social,deixaram claro que não serão mais toleradas ofensas e acusações levianas e caluniosas contra membros do grupo. Caso isso ocorra, os nomes dos responsáveis e das pessoas por trás das ações serão divulgados. Esta postura demonstra o compromisso do movimento com a integridade e respeito entre seus membros, promovendo um ambiente de colaboração e diálogo construtivo.