Por Mauro Garcia: DRT/MA-1279
Cercas de duas mil pessoas compareceram ao último ensaio redondo do Bumba meu Boi de Maracanã, sotaque de matraca.
O ensaio geral para o São João 2023, aconteceu na noite de sábado (03), na sede do grupo, localizado na Avenida Principal, no bairro de Maracanã, zona rural de São Luís, em um evento que reproduziu o planejamento da diretoria, visando a temporada junina para 2023.
A última preparação cantou cum uma programação única, teve início às 11h da noite, e terminou na manhã do dia 04, por volta das 06h, horário de guarnecer o boi.
O batalhão seguirá com sua agenda de apresentações em vários terreiros com, 45 índias, 26 caboclos de pena e 70 caboclos de fita ou rajados, além das chamadas mutucas (várias pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi nas noites de São João).
A presidente do boi, Maria José Soares, disse que todos os anos os simpatizantes do grupo folclórico ficam nas expectativas para o retorno aos arraiais. Um sentimento de alegria e satisfação em poder acender novamente a fogueira e manter viva a tradição, após um longo período com os pandeirões recolhidos na sede.
Agenda lotada
Ainda de acordo com Maria José, tudo tem sido feito no mais absoluto cuidado e muita responsabilidade com o espetáculo nascido das mãos humildes, de um dos maiores cantadores de toadas do Maranhão, Humberto de Maracanã.
A presidente acrescentou ainda que o Boi de Maracanã já tem uma agenda fechada para este ano. “Nossa agenda de apresentações, começaram antes mesmo de iniciar São João”. Agora em 2023, não foi diferente,
Os contratantes já ligam para o nosso pessoal com antecedência, reservando as datas de apresentações.
Ao todo, mais de 200 pessoas estão aprimorando a sua formação na entidade.
A Associação Recreativa e Beneficente Folclórica e Cultural do Bairro de Maracanã- Bumba-meu-boi de Maracanã também contribui para a formação profissional e técnica dos jovens da comunidade. Desde 1979, o folguedo é uma associação; hoje, um Ponto de Cultura. Na sede, diversas oficinas são oferecidas a jovens entre 7 a 25 anos, entre as quais, percussão, dança, bordados, confecção de fantasias e instrumentos e inclusão digital.
O boi segue pronto para visitar mais de 200 terreiros juninos com suas apresentações antes, durante e depois do período junino. Ou seja, ritmo acelerado, com suas matracas e pandeirões na voz dos cantadores, Valdete, o Cabeça Branca, Toinho Rocha, Gaguinho, Ribinha, Humberto Filho e Teteco. Os três últimos são filhos de Humberto.
Somente os cantadores compõem as toadas do boi. Além deles, o Boi de Maracanã conta (famosos compositores e instrumentista popular do Maranhão.
O saudoso patriarca Humberto
Humberto de Maracanã, não era somente considerado um dos mais importantes amos de bumba-meu-boi, mas é também uma das personalidades mais reverenciadas da cultura popular maranhense.
Ele exalta em versos a natureza, a vida na comunidade. Compôs centenas de toadas, onde tecia críticas à cena política local, ao longo de sua vida.
No bairro, o compositor era considerado um líder, um mestre, um poeta, uma autoridade querida por todos.
Fotos exclusivas: PORTAL PRIMEIRA HORA ONLIENE