Para garantir melhor adaptação da população ao uso das faixas
exclusivas, a Prefeitura de São Luís prorrogou por mais 30 dias o prazo
para início da fiscalização dessas vias. A Secretaria Municipal de
Trânsito e Transportes (SMTT), responsável pelo monitoramento do
trânsito, já havia concedido um período de 30 dias de fiscalização em
caráter experimental. Com a decisão, a Prefeitura irá intensificar as
campanhas educativas para ampliar o alcance das informações.
O
objetivo das faixas exclusivas, que integram essa nova configuração do
trânsito da capital, é promover maior fluidez ao trânsito, beneficiando
especialmente os usuários do transporte coletivo. Com as faixas
exclusivas – implantadas nas avenidas Colares Moreira e Castelo Branco e
nas ruas Cajazeiras – pelos quais somente podem trafegar ônibus,
ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT- os
veículos podem circular com maior eficiência e com a vantagem de um
menor tempo de viagem.
O secretário municipal de Trânsito e
Transportes, Canindé Barros, ressaltou a necessidade de prorrogar o
prazo para o início da fiscalização. “A prorrogação é para que a
população possa compreender melhor como funcionará essa fiscalização nas
faixas exclusivas. Nesse período, estamos à disposição da população
para esclarecer quaisquer dúvidas em relação a essa fiscalização. Nosso
objetivo é conscientizar as pessoas acerca do uso das faixas exclusivas,
que permitem um ganho na velocidade do transporte coletivo”, explicou o
secretário.
Desde o início da fiscalização, no último dia 10,
nenhuma multa foi registrada pelo sistema. De acordo com o titular da
SMTT, a ausência de registro prova que os condutores têm compreendido
como funciona a faixa. “Apesar das dúvidas, a população tem utilizado as
vias conforme a proposta, respeitando as leis e contribuindo para o
melhor funcionamento do fluxo de veículos nas principais avenidas”,
disse Canindé.
FOTOSSESSORES
A fiscalização através dos
fotossensores, já habitual aos condutores, continua a valer. Em
funcionamento desde a última sexta-feira (10), a fiscalização através
desses equipamentos confere maior segurança ao trânsito da capital,
tendo em vista que controlam o limite de velocidade em trechos
estratégicos, a fim de evitar acidentes e reduzir os índices de mortes
no trânsito. Equipamentos como barreiras eletrônicas, para redução de
velocidade em trechos específicos, também estão integrados ao sistema de
monitoramento do trânsito da capital.
exclusivas, a Prefeitura de São Luís prorrogou por mais 30 dias o prazo
para início da fiscalização dessas vias. A Secretaria Municipal de
Trânsito e Transportes (SMTT), responsável pelo monitoramento do
trânsito, já havia concedido um período de 30 dias de fiscalização em
caráter experimental. Com a decisão, a Prefeitura irá intensificar as
campanhas educativas para ampliar o alcance das informações.
O
objetivo das faixas exclusivas, que integram essa nova configuração do
trânsito da capital, é promover maior fluidez ao trânsito, beneficiando
especialmente os usuários do transporte coletivo. Com as faixas
exclusivas – implantadas nas avenidas Colares Moreira e Castelo Branco e
nas ruas Cajazeiras – pelos quais somente podem trafegar ônibus,
ambulâncias, táxis com passageiro e viaturas das polícias e da SMTT- os
veículos podem circular com maior eficiência e com a vantagem de um
menor tempo de viagem.
O secretário municipal de Trânsito e
Transportes, Canindé Barros, ressaltou a necessidade de prorrogar o
prazo para o início da fiscalização. “A prorrogação é para que a
população possa compreender melhor como funcionará essa fiscalização nas
faixas exclusivas. Nesse período, estamos à disposição da população
para esclarecer quaisquer dúvidas em relação a essa fiscalização. Nosso
objetivo é conscientizar as pessoas acerca do uso das faixas exclusivas,
que permitem um ganho na velocidade do transporte coletivo”, explicou o
secretário.
Desde o início da fiscalização, no último dia 10,
nenhuma multa foi registrada pelo sistema. De acordo com o titular da
SMTT, a ausência de registro prova que os condutores têm compreendido
como funciona a faixa. “Apesar das dúvidas, a população tem utilizado as
vias conforme a proposta, respeitando as leis e contribuindo para o
melhor funcionamento do fluxo de veículos nas principais avenidas”,
disse Canindé.
FOTOSSESSORES
A fiscalização através dos
fotossensores, já habitual aos condutores, continua a valer. Em
funcionamento desde a última sexta-feira (10), a fiscalização através
desses equipamentos confere maior segurança ao trânsito da capital,
tendo em vista que controlam o limite de velocidade em trechos
estratégicos, a fim de evitar acidentes e reduzir os índices de mortes
no trânsito. Equipamentos como barreiras eletrônicas, para redução de
velocidade em trechos específicos, também estão integrados ao sistema de
monitoramento do trânsito da capital.