Por Thais Frazão: O primeiro Plano de Comunicação Estratégica da Câmara Municipal de São Luís, a quarta mais antiga do país e que é comandada pelo vereador Osmar Filho (PDT), será entregue e apresentado à presidência da Casa Legislativa no mês de fevereiro.
A elaboração do documento terá por base dados obtidos por meio de pesquisa de comunicação organizacional apresentados na ultima sexta-feira, 21, à Diretoria de Comunicação da Casa.
A apresentação dos resultados da pesquisa realizada ano passado e a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 foram apresentados à Direção de Comunicação e finalizou o processo de transição no setor.
Foi isto que explicou o jornalista Glaucio Ericeira, que dirigiu o setor no último biênio e, a partir de agora, estará engajado em outra função ligada diretamente à Presidência da Câmara.
“Gostaria de parabenizar a comissão, formada por profissionais da Câmara, pela realização da pesquisa [feita junto ao público interno], cujos resultados balizarão o primeiro Plano de Comunicação da Casa. Com esta apresentação realizada hoje, finalizo com chave de ouro e muito satisfeito meu período de trabalho na Direção de Comunicação”, destacou Ericeira, elencando diversas outras conquistas comunicacionais obtidas pela gestão Osmar Filho, tais como implementação do novo site; criação do aplicativo da Casa; transmissão ao vivo das sessões plenárias via YouTube; fortalecimento das redes sociais institucionais; dentre outras.
Já para o jornalista Marco Aurélio D’Eça, que iniciará o trabalho à frente do Setor na semana que vem, o momento foi marcado por uma boa surpresa. “Fiquei, ao mesmo tempo, muito surpreso e feliz por ver que esta comissão feita por jovens já realizou um trabalho com tanta qualidade. Chego ao setor com um material muito bom e isto garantirá embasamento para buscar constantes melhorias na Comunicação da Casa. Parabéns a todos”, assinalou.
Para o gestor do setor de Qualidade da Câmara Municipal de São Luís, Bruno Lima, a realização de pesquisa na Casa e a elaboração do Plano de Comunicação para o ano de 2021 vão ao encontro da política já implementada na instituição. “O trabalho foi muito bem feito e está de acordo com a Política que já existe na Casa. Desenvolver um trabalho baseado em planejamento estratégico, com pesquisa e justificativas embasadas nela, terá como resultado um trabalho com muito mais qualidade”, enfatizou.
A Relações Públicas Clarissa Soares foi a responsável por apresentar a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 aos presentes. Segundo a profissional, o documento pioneiro da Casa terá como objetivo principal o desenvolvimento da Comunicação de forma mais estratégica e integrada na Casa Legislativa.
PESQUISA – Ano passado, foi criada uma comissão, formada por servidores do setor de Comunicação, que ficou responsável pela elaboração do Plano de Comunicação da Câmara para 2021. Para elaborar o documento, a comissão necessitou de informações acerca da área de Comunicação e também elaborou e aplicou uma pesquisa junto aos servidores.
“Inicialmente, a comissão formada elaborou um questionário com 16 questões objetivas e 6 subjetivas e o aplicou nos dias 02 e 03 de dezembro junto a 81 servidores – o que correspondeu a 27% do público interno da Câmara. Integrantes da comissão também realizaram entrevistas semiestruturadas com gestores. Logo após, analisamos os dados obtidos pela pesquisa e hoje estamos apresentando este resultado ao diretor de Comunicação”, explicou a técnica em Relações Públicas Larissa Viveiros durante a apresentação da pesquisa e dos resultados obtidos.
A pesquisa abordou as áreas de “Comunicação Institucional”, “Comunicação Interna” e “Comunicação Externa” da Câmara Municipal de São Luís. Como resultado, a pesquisa mostrou, dentre outros, que há oportunidade para o setor de Comunicação desenvolver maior integração do público interno e buscar maior aproximação da Câmara com o público externo.
Fotos: Leonardo Mendonça