compras através de lojas online no Brasil. Além de ter que lidar com as
eventuais greves e aumento de preços no serviço postal, agora vai ser
preciso recorrer a outras soluções para garantir que a sua encomenda
chegue em casa. Isso porque, na última quarta-feira (14), às vésperas do
feriado, os Correios decidiram encerrar oficialmente a modalidade
e-Sedex em todo o país.
De acordo com um documento divulgado pelo site e-Commerce Brasil, o
órgão enviou um comunicado a todas as suas agências para que o serviço
fosse descontinuado a partir da próxima segunda-feira (19). Na prática,
isso faz com que o serviço dedicado especificamente ao comércio
eletrônico brasileiro não aceite nenhum envio desse tipo a partir da
data marcada, finalizando também qualquer contrato desse tipo feito com
lojas nacionais e fechando as portas para que esses acordos sejam
renovados. Confira: 10 motivos para usar a Mandaê como solução logística para o seu e-commerce Patrocinado
Isso não é exatamente uma surpresa para quem acompanha essa novela
desde o início. Em novembro de 2016 os Correios já haviam anunciado que o
e-Sedex seria finalizado, mas uma ação movida pela Associação
Brasileira de Franquias Postais (Abrapost) acabou postergando esse
término e obrigando judicialmente a ECT a continuar prestando esse
serviço. Na época, os Correios alegavam que a extinção da modalidade era
uma forma de conter a crise e reduzir custo internos de operação, visto
que o e-Sedex trabalhava com logística de Sedex e preço de encomendas
comuns – com maior prazo.
Com a mudança em definitivo, é claro que haverá um impacto nas
operações do e-commerce brasileiro como um todo, já que muitas das lojas
virtuais tinham a modalidade como uma de suas principais e mais
econômicas formas de envio de produtos. Enquanto muitas das grandes
grifes do comércio eletrônico nacional já se preparavam para isso desde o
ano passado e firmaram parcerias com transportadoras e outros serviços
de entrega, o restante das marcas vai precisar optar rapidamente por
Sedex ou PAC para pedidos a serem enviado a partir do próximo dia 19.
Seja como for, é certo que a medida vai ser sentida no seu bolso, já
que o repasse desse tipo de mudança logística é quase sempre repassado
para o consumidor final. Confira abaixo o texto enviado pelos Correios
para que seus funcionários comuniquem a decisão aos clientes, leia neste link
o comunicado completo do órgão às agências e não esqueça de deixar a
sua opinião sobre o fim do e-Sedex na seção de comentários do TecMundo.
“Prezado cliente,
Em virtude da aprovação da nova Política Comercial pelo Conselho
de Administração dos Correios, informamos que o serviço e-SEDEX será
descontinuado a partir de 19/06/2017. Portanto, todas as postagens
deverão ser realizadas nos códigos de SEDEX ou PAC ativos no contrato.
Acrescentamos que as pré-listas de postagem (PLP) e e-tickets
(autorizações de postagem para logística reversa) geradas e não
utilizadas até o dia 18/06/2017 terão os códigos de e-SEDEX substituídos
pelo código SEDEX. Caso não seja do seu interesse a postagem com SEDEX,
será necessário gerar nova PLP ou autorização de postagem com código de
serviço PAC.
Para mais informações, entre em contato com seu representante comercial.”