A Iª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de Paço do Lumiar, voltada à discussão de políticas públicas para essa comunidade, vai reunir ainda este mês, em torno do tema: “Cenário Atual e Futuro da Implementação dos Direitos da Pessoa Com Deficiência Construindo um Brasil mais inclusivo”, a sociedade civil organizada, profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde, serviço social e campos afins.
A realização do evento é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (COMPEDE) e recebe o apoio da Prefeitura de Paço do Lumiar, município sob a gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio das ações da Secretaria de Direitos Humanos (SEMDHU).
“As discussões serão pautadas em cinco eixos com foco no controle social, na garantia do acesso e financiamento da promoção de direitos para aqueles que possuem necessidades especiais, cidadania e acessibilidade, abordando ainda os desafios para a comunicação universal pelo viés da tecnologia e Acesso à informação”, resumiu a presidente do COMPEDE, Márcia Cutrim.
O encontro vai acontecer no próximo dia 25, nas dependências do Instituto de Ensino Superior Franciscano IESF, no Maiobão, a partir das 8h. Ao final das discussões, também haverá a eleição dos delegados para representar o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que deverá acontecer em São Luís no primeiro semestre do ano que vem.
A secretária titular da SEMDHU, Hélica Silva, orienta que as instituições de defesa e luta pelos direitos desta parcela significativa da população luminenses participem ativamente deste que ela classifica como momento único no município. “Este Iª congresso tem entre seus papéis sociais agregar visões, conceitos e ideias que possam alavancar ações conjuntas da sociedade, entidades representativas e poder público, para melhorar positivamente a qualidade de vida daqueles que tem necessidades especiais”, comentou a secretária.