O acompanhamento do desempenho das zonas eleitorais quanto ao cumprimento das metas e indicadores do Prêmio de Qualidade do CNJ, no que diz respeito à celeridade processual, ficou mais fácil através do Painel de Metas Judiciais do 1º grau, que foi instituído pela Portaria nº 700/21, assinada pela Corregedora Eleitoral, Desembargadora Angela Salazar.
Por intermédio da ferramenta, a Corregedoria fará, de maneira automatizada, o acompanhamento do desempenho das atividades judiciais desenvolvidas pelos cartórios ao longo do ano, possibilitando o levantamento de dados estatísticos que servirão para subsidiar as tomadas de decisões quanto às melhores práticas a serem aplicadas na busca por uma prestação jurisdicional mais efetiva no âmbito do primeiro grau.
O ranking de desempenho das atividades processuais desenvolvidas pelas zonas terá como parâmetro aqueles estabelecidos no eixo produtividade do Prêmio CNJ de Qualidade e será composto de indicadores com métricas que visem avaliar o desempenho equitativo das unidades judiciárias eleitorais.
No mês de dezembro de cada ano, será verificada a média do histórico de posição no ranking de desempenho e emitida menção honrosa, por portaria do presidente e corregedora regional eleitoral, às zonas eleitorais que alcançarem índice anual maior que 90% (noventa por cento).
A Corregedoria Regional Eleitoral adotará os relatórios disponíveis no Portal como fonte subsidiária das atividades de correição e inspeção das zonas eleitorais.