Em
pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, o Vereador Pavão Filho, manifestou
seu protesto contra os cortes de
recursos na educação, enfatizando que a mesma é prioridade em qualquer País
e o corte é um retrocesso. O vereador defendeu o aumento de investimentos na
área da educação básica, principalmente na educação infantil, inclusive sugerindo
ao Governo à criação de um FUNDO
NACIONAL, para investir na educação em tempo integral começando pela
educação infantil, já que esta é a base do desenvolvimento educacional.
O Fundo
sugerido pelo Vereador Pavão Filho, consiste em uma maior taxação do lucro
líquido dos bancos, que ganham bilhões de reais por ano e podem perfeitamente
compartilhar uma minúscula parte desse grandioso lucro para financiar a
educação em tempo integral.
sugerido pelo Vereador Pavão Filho, consiste em uma maior taxação do lucro
líquido dos bancos, que ganham bilhões de reais por ano e podem perfeitamente
compartilhar uma minúscula parte desse grandioso lucro para financiar a
educação em tempo integral.
“O Ministério da Educação cortou repasses de dinheiro
às Universidades Federais, com a justificativa da necessidade de investimento
no ensino básico, mas é necessário criar alternativas, a exemplo do Fundo
sugerido, para aumentar os investimentos sem que ocorram cortes na educação em
geral. Se os recursos são poucos, que os cortes sejam feitos em outras áreas e
nunca na educação”, ressalta Pavão Filho.
às Universidades Federais, com a justificativa da necessidade de investimento
no ensino básico, mas é necessário criar alternativas, a exemplo do Fundo
sugerido, para aumentar os investimentos sem que ocorram cortes na educação em
geral. Se os recursos são poucos, que os cortes sejam feitos em outras áreas e
nunca na educação”, ressalta Pavão Filho.
O vereador
citou países considerados referências na área da educação, como a Cingapura,
Japão, Finlândia e outros, mostrando que repasses para educação nunca são
gastos, mas investimentos.
citou países considerados referências na área da educação, como a Cingapura,
Japão, Finlândia e outros, mostrando que repasses para educação nunca são
gastos, mas investimentos.
“As
universidades são academias de formação nas áreas de ciências e tecnologias,
dando retorno à sociedade com programas de pesquisas e extensões, impactando
diretamente no índice de desenvolvimento educacional e cultural do País,
reposicionando-o de uma maneira positiva nos exames do PISA”, defende o
vereador.
universidades são academias de formação nas áreas de ciências e tecnologias,
dando retorno à sociedade com programas de pesquisas e extensões, impactando
diretamente no índice de desenvolvimento educacional e cultural do País,
reposicionando-o de uma maneira positiva nos exames do PISA”, defende o
vereador.
O Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
apontou o Brasil em sua última pesquisa, no
Ranking dos Países menos desenvolvidos na área da educação, com índices
lamentáveis, onde o país aparece em 63º
nas disciplinas de Ciências, 59º Literatura e 66º em matemática, dos 70
(setenta) países pesquisados, mostrando a negligencia e seu baixo
investimento na educação ao longo das décadas.
apontou o Brasil em sua última pesquisa, no
Ranking dos Países menos desenvolvidos na área da educação, com índices
lamentáveis, onde o país aparece em 63º
nas disciplinas de Ciências, 59º Literatura e 66º em matemática, dos 70
(setenta) países pesquisados, mostrando a negligencia e seu baixo
investimento na educação ao longo das décadas.
Da
Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação