Em reunião realizada na noite de terça-feira(26), no Parque da Vila Palmeira, a Liga das Escolas de Samba do Maranhão-LIESMA definiu as diretrizes para o Carnaval de Passarela de 2026. Por maioria de votos, ficou decidido que os desfiles ocorrerão nos dias 27 e 28 de fevereiro, dois finais de semana após o calendário oficial do carnaval.
Na mesma assembleia, estabeleceu-se que a próxima reunião acontecerá 02 de setembro e além do sorteio da ordem dos desfiles, terá como pauta os ajustes finais no regulamento que disciplina a competição.
Estiveram presentes dirigentes da Flor do Samba, Favela do Samba, Turma da Mangueira, Império Serrano, Turma do Quinto, Mocidade da Ilha e Túnel do Sacavém.
O presidente da Favela do Samba, o pesquisador Euclides Moreira, defendeu que o evento fosse realizado na terceira semana após o calendário oficial, argumentando que a não coincidência com os carnavais de Belém, Manaus e Fortaleza contribuiria para o fortalecimento do espetáculo na região Norte do país.
No entanto, a proposta vencedora se apoiou no êxito da edição de 2024, quando os desfiles foram realizados pela primeira vez fora da data tradicional, ou seja, duas semanas após o carnaval oficial. Na oportunidade, o público lotou a passarela, consolidando o modelo como uma alternativa viável e popular.