A Quadrilha Junina Mocinha do Sertão realizou duas apresentações marcantes de terça-feira (24), encantando o público em diferentes
comunidades de São Luís com seu repertório 2025, intitulado São João Batista é “Xangô na peregrinação da Justiça nos Festejos Junino”. As apresentações ocorreram durante a programação de dois importantes eventos culturais e religiosos da capital maranhense.
A primeira parada foi durante a Noite Cultural em homenagem ao aniversário de João Guerreiro, tradicional terreiro da cultura afro-brasileira. O evento contou com a coordenação de Mãe Mundica de Guerreiro e Carlos Alberto, e reuniu dezenas de participantes em uma celebração marcada pela religiosidade, ancestralidade e expressões artísticas.

Um dos destaques da noite foi o vocalista da Mocinha do Sertão, Jhonatan de Yansã, que também é integrante do terreiro João Guerreiro. Ele homenageou a comunidade pela realização do evento e ressaltou a importância do espaço na preservação das tradições religiosas de matriz africana. “É uma honra cantar aqui e fazer parte desse terreiro tão significativo para a nossa cultura”, declarou.
A segunda apresentação aconteceu no arraial “Promessa para São João”, também conhecido como Arraial de Dona Maria, realizado há 10 anos na Rua Filipe Franco de Sá, no bairro Radional. Coordenado por Rosely Costa e Valdete Ribeiro, o evento é uma referência na agenda junina da região.
Dona Maria, idealizadora do arraial, elogiou a performance da quadrilha. “A Mocinha do Sertão trouxe brilho e emoção para o nosso arraial. A comunidade ficou encantada com a beleza e o respeito com que eles abordaram o tema Xangô”, destacou.
Com figurino impecável, coreografias envolventes e uma proposta que une cultura popular e espiritualidade, a Mocinha do Sertão segue consolidando seu lugar como uma das mais expressivas quadrilhas juninas de São Luís.