O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, esteve nesta segunda-feira (22), com representantes de entidades comunitárias da área Itaqui – Bacanga, depois do protesto ocorrido na Avenida dos Portugueses no dia 24/06. Onde foi formado uma comissão que representava os moradores dos 56 bairros localizados na área Itaqui-Bacanga. Na pauta foram reivindicadas várias demandas para melhorias do serviço público. O encontro foi acompanhado pela delegada geral, Maria Cristina Menezes; superintendente de Polícia Civil do Interior, Katherine Chaves; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ozório; e o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Celso Jardim. Em relação à segurança, o grupo pleiteava a reativação do trailer da PM, melhorias no 16º Distrito Policial da Vila Embratel e aumento no policiamento em toda aquela área. Aluisio Mendes garantiu a eles que deve inaugurar uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) com o mesmo padrão da Vila Luizão. A nova unidade da PM terá cerca de 90 homens atuando em todo o eixo Itaqui-Bacanga, e deverá entrar em funcionamento no início de 2014, após a conclusão do concurso público. “Sabemos da importância do eixo Itaqui-Bacanga e por isso pretendemos entregar àquela comunidade uma USC, que vai garantir o clima de paz e segurança aos moradores, a exemplo da Vila Luizão, onde conseguimos reduzir em torno de 60% as ocorrências”, disse Aluisio Mendes, lembrando que o Sistema de Segurança tem um déficit de efetivo, mas que com a conclusão do processo de formação do Concurso Público, mais 2.500 profissionais deverão ampliar os quadros das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros.
O secretário afirmou ainda que as instalações de Câmeras de Vídeo Monitoramento, é uma prioridade, mais depende de um material, que não é encontrado no estado, assim que estiver disponível será implantadas mais de 60 câmeras, em quase toda extensão da Área Itaqui – Bacanga, e descartou a possibilidade de instalação de Trailers como ponto de apoio, na opinião do secretário , esse tipo de trabalho não surte efeito , pois é necessário se colocar a policia nas ruas para dar mais segurança a população , com os Trailers isso não funcionava , apenas uma parte estava em segurança .
Muitos questionamentos foram respondidos aos presentes, principalmente sobre a instalação de uma (USC) Unidade de Segurança Comunitária, que vai abranger toda região, mas deixou claro que tudo isso, não vai depender só da policia, sim o apoio da população, que será fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos , e convocou a comunidade para cobrar dos políticos leis mais severas contra a criminalidade, porque adianta prender bandidos , e depois estarem soltos , voltando ao mundo do crime atormentando a sociedade.
O líder comunitário e Conselheiro Tutelar João Máximo Costa disse que foi satisfatória a reunião do secretário com as comunidades, isso mostra que a comunidade começa a ser valorizada , quando se discute e debate a situação dos bairros , as lideranças tiveram a oportunidade de cobrar das autoridades , pois algo esta mudando , foi preciso uma mobilização de massa dos moradores , e a participação das entidades que representa as comunidades foi fundamental.
Os bairros que compõe o eixo Itaqui – Bacanga estão sendo castigados pela onda de violência, e o trafico de drogas que estão dominando a região, por isso feito o manifesto, para mostrar a indignação dos moradores.
“vamos esperar daqui pra frente, algo já foi feito, já tiramos um delegado que pouco se empenhava para elucidar os casos, agora vamos dar um voto de confiança para o novo delegado, nós estamos com o protocolo nas mãos, e o que foi decido nesta audiência, vamos esperar que sejam realmente cumprida as outras promessas de nosso secretário, se não voltaremos novamente a fechar a avenida.
Representando a (FEIBA) Federação das Entidades da Área Itaqui – Bacanga, o líder comunitário Zequinha do Gapara, afirmou que as comunidades estão de parabéns, e a participação das entidades na audiência, mostra que a sociedade civil esta se organizando, e cobrando das autoridades aquilo que é de direito.
O novo delegado da Vila Embratel, Danilo Veras, que veio da cidade de Santa Helena, disse que as portas do 16º DP estão abertas para as comunidades, e esta a disposição para quaisquer esclarecimentos, não medirá esforço para desvendar crimes de qualquer natureza, e será afinco contra o tráfico de drogas que atormenta os moradores.
Também estiveram presentes na audiência os membros da comissão que representaram os 56 bairros.
Ribamar Coelho “Garotinho” líder comunitário do Gapara
João Máximo Costa (Conselheiro Tutelar) que coordenou os trabalhos
Zequinha do Gapara representando a Federação das Entidades da Área Itaqui – Bacanga (FEIBA)
Paulo Carvalho (FEIBA)
Zequinha do Fumacê (FEIBA)
Mauro Garcia (FEIBA)
Ubaldo Martins da Vila Dom Luis
Celia Regina Comunitária da Rua do Arame Vila Embratel.
Glória da escolinha Menino Jesus e Maria Auxiliadora Costa Marinho representando ( ACIB)
Associação Comunitária da Área Itaqui – Bacanga
Aluisio Mendes mostra a realidade da Policia |
Lideranças marcaram presença |
Garotinho membro da comissão |
Patrício do Conselho do Polo Vila Nova |
Mauro Garcia , Coronel Celson Jardim, João Costa e Sub Secretário Laercio Costa |
Paulo Carvalho secretário da FEIBA |
Zequinha do Fumacê Membro da FEIBA |
Presidente da FEIBA jornalista Mauro Garcia |
Parentes de Joanderson Assassinado na Vila Embratel |
A comissão e as autoridades policiais |
Comunitária Maria Auciliadora |
Garotinho , Aluisio Mendes e Paulo Carvalho |
Ubaldo Martins da Vila Bacanga |
Jovem que teve o dedo cortado pelo maniaco da faca |