A Unidade de Educação Básica Tia Dedé, localizada na Pindoba, recebeu a visita da equipe da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Paço do Lumiar nesta segunda-feira, 30 de outubro. A ocasião foi marcada pelo Teste de Aceitabilidade (Escala Hedônica) da merenda escolar, um importante passo para o aprimoramento da alimentação oferecida aos nossos estudantes.
A Secretária de Educação, Yanne Pessoa, reconhece a importância da alimentação escolar como parte fundamental do desenvolvimento educacional das crianças.
“O objetivo desse teste é avaliar o nível de aceitabilidade dos alunos em relação à merenda fornecida nas escolas municipais, visando melhorar a qualidade e a variedade das refeições. Temos aprimorado cada vez mais nosso cardápio, como com a inserção de mais de 60% do lanche sendo composto por produtos da agricultura familiar”, ressaltou a secretária.
A criançada da UEB Tia Dedé curtiu muito o teste onde tiveram a oportunidade de experimentar o lanche e fornecer feedback valioso por meio de cédulas personalizadas com graus que iam desde “Gostei” até o “Detestei” sobre os sabores e a apresentação dos alimentos. Esse processo permitirá à Secretaria de Educação realizar ajustes e adaptações necessárias com base nas preferências e necessidades dos estudantes.
Para o merendeiro Maurício Guedes essa também foi uma oportunidade para ele poder trocar experiências com a equipe de nutricionistas.
“É sempre muito satisfatório servir essas crianças e hoje contei com o apoio de vocês da SEMED que me deram dicas e puderam ver também o trabalho que temos desempenhado aqui”, disse o merendeiro.
Este é o início de um processo contínuo, e a Divisão de Alimentação Escolar continuará realizando o teste de aceitabilidade nos próximos dias, estendendo a oportunidade de participação a outras escolas do município. “Acreditamos que a colaboração e o envolvimento da comunidade escolar são essenciais para oferecer uma alimentação escolar de qualidade. Durante os próximos dias visitaremos escolas de variados anos para poder ter um parâmetro maior da aceitabilidade dos alunos”, afirmou Jéssica Fontinele, nutricionista da SEMED.