Com o olhar voltado para a formação técnica e a segurança nas praças esportivas, foi realizado, na manhã desta quarta-feira (25), na Forquilha, o Curso de Brigada de Incêndio, autorizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O treinamento foi conduzido pelos instrutores Andrea Gonçalves Sampaio Duarte e Marcus Vinícius de Carvalho, da empresa Spartan Services, e teve como foco a preparação de pessoal qualificado para atuação no novo Centro de Treinamento da Federação Maranhense de Futebol (FMF), cuja inauguração está prevista para o mês de agosto. O CT sediará atividades técnicas, administrativas e operacionais ligadas ao futebol maranhense.
Participaram do curso: Marcelo Bispo Nunes Filho – Presidente da CEAF/MA; os delegados da entidade Raimundo Benjamin Simas Júnior e José Henrique Cantanhede Mendonça, os árbitros Roberto Santos Sá e José Marcos Rocha, além dos árbitros assistentes Lucas Brito da Silva e Elayne Cristina Matos Lima, que substituiu Silvio Eduardo da Silva.
O presidente da Federação, Antônio Américo, destacou a importância estratégica da qualificação contínua. “Estamos prestes a inaugurar um dos mais modernos centros de treinamento da região Nordeste. E não se pode falar em estrutura sem falar em segurança. Esse curso é um passo fundamental para garantir que nossos profissionais estejam preparados não só tecnicamente, mas também para responder as situações de emergência com responsabilidade e agilidade”, pontuou.
Já o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem (CEAF/MA), Marcelo Bispo Nunes Filho, frisou o compromisso da entidade com o cumprimento dos protocolos da CBF. “Esse curso faz parte do conjunto de exigências que a CBF estabelece para funcionamento de centros de treinamento. Prevenir incêndios, prestar socorro e saber agir em situações de risco é tão importante quanto conhecer a regra do jogo. Estamos avançando com seriedade e preparo”, elogiou.
A formação teve como base as diretrizes da ABNT NBR 14276, que estabelece os requisitos técnicos de composição e atuação de brigadas de incêndio, e reforça o compromisso institucional da FMF com a segurança, a qualificação e o profissionalismo no futebol maranhense.