Árduo defensor da família Sarney, conhecido pelos cabelos longos e loiros, de aparência interiorana, voz alta, entre as vestes nunca esquecia o cinto de fivela estilo cowboy, sempre metido nos eventos da classe política, João Graça Aranha, foi mais uma vítima da violência desenfreada no estado do maranhão.
“Loro José” como também era conhecido, foi assassinado na última sexta-feira 20/12, na Cidade que residia Presidente Dutra. O “folclórico” José Graça Aranha morreu como se diz no linguajar “de graça”. Entenda:
Na última sexta-feira 19/12, houve mais uma morte por execução com características de pistolagem na região Central do Estado, que compreende o Município de Dom Pedro-MA. A vítima, Valdete Gomes de Freitas, atingido por cinco disparos de pistola ponto 40 a queima roupa, foi o 8º assassinato em menos de um ano na região. A trama teve inicio com a morte do ex-vereador Diogo Freitas (irmão de Valdete), também morto este ano. Logo em seguida veio a morte do ex-deputado estadual Edilson Peixoto, ocorrida em 25 de julho deste ano. Valdete foi acusado de coautoria na morte do ex-deputado, chegou a ser preso e levado para São Luís, mas foi liberado após ter conseguido Habeas Corpus no dia 19 de setembro.
Pois bem, no final da tarde de quinta(19/12) quando a notícia da morte de Valdete se espalhou pela cidade, diversos curiosos rodearam o corpo da vítima, entre estes, alí estava Graça Aranha. Como disse, de voz alta e “esparrosa”, se aproximou do corpo e teceu um comentário, sem que soubesse da gravidade, o que certamente, pode ter custado sua vida.
“Vim aqui pra olhar e cuspir nesse bandido que já devia ter morrido há muito tempo” (sic), Disse Graça Aranha.
Pra infelicidade de “Loro José”, um dos parentes da vítima ouviu o comentário e partiu pra cima, usando capacete de moto para agredi-lo.
valdete-executado
Corpo de Valdete que “Loro José” zombou
Na noite do dia seguinte, após ter protagonizado o vídeo acima, sendo agredido depois que ter zombado do corpo de Valdete, por volta das 19hs da última sexta-feira, levou pelo menos três tiros a queima roupa, dentro de sua própria residência em Presidente Dutra. Foi levado para o hospital Socorrão de Presidente Dutra, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
A bem da verdade, Graça Aranha nem sabia o que fez, atualmente ocupava um cargo de assessor da Casa Civil do Governo do Estado, que segundo ele confidenciou ao titular do Blog ainda em vida, foi um presente do empresário Fernando Sarney, a quem intitulava de amigão.
Graça Aranha foi candidato a deputado estadual em 2010 pelo PSDC, onde continuava filiado, inclusive participando dos encontros do Partido. Mais teve a vida interrompida.
A polícia tem que colocar ponto final nessa “matança” que já assassinou quase dez pessoas. Na Cidade, já circulam boatos que a família de Diogo e Valdete Freitas deve armar emboscadas para se vingarem da morte dos familiares. Entre os jurados de morte estariam inclusive as principais autoridades da região.
Veja o vídeo que Graça Aranha foi agredido após ter zombado do corpo de Valdete, as informações são do Blog da Ligia Texeira.
Fonte: domingos Costa
Fonte: domingos Costa