Nesta terça-feira, 24, na Associação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, no Maiobão, foi realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, a cargo da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – comandada pelo secretário Josileno Gouveia, a 3ª Conferência de Cultura.
Além de discutir o tema “Paço Cultural: Direitos Culturais e a Construção do Sistema Municipal de Cultura”, este ano o evento tem vários objetivos, entre eles, discutir a construção do sistema municipal de cultura, a eleição de membros como delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Cultura, e ainda a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).
A prefeita Paula Azevedo, disse que o evento tem como objetivo o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas culturais. “É um momento para debate, escolha de propostas, e ao mesmo tempo de valorização dos nossos artistas e de manifestações culturais, por isso deve ser discutida em conjunto, com o Executivo, Legislativo e a presença da sociedade civil”, disse.
Mesmo pensamento comunga o vereador Jorge Marú. “Paço do Lumiar é um dos municípios maranhense onde temos um seguimento cultural forte e pujante, por isso a importância do Poder Público se uma à sociedade civil organizada para juntos debatermos e alavancar mais e mais à cultura luminense”, pontuou o presidente.
A mesa de abertura contou com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Josileno Gouveia, o secretário-adjunto de Cultura, José Milton Silva Lima, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Maru(Republicanos), o poeta, compositor e coordenador geral da Conferência, Joãozinho Ribeiro, o secretário de Indústria, Turismo e Comércio, Benedito Amado dos Santos, o secretário-adjunto, Elson Ataíde dos Santos, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pai Bia. E demais convidados como o vereador, Wellington Dias, e a vereadora Alexsandra Garcia.
Para o secretário de Cultura, Josileno Gouveia, a gestão da prefeita Paula Azevedo tem sempre demonstrado a sua responsabilidade com o segmento. “Não viemos apenas de eventos culturais como Carnaval e São João, a Cultura de Paço do Lumiar é um celeiro onde somos referência no nosso Estado, e o poder público está aqui dialogando com a sociedade para fomentar a nossa cultura local”, afirmou o secretário de Cultura do município.
Durante todo o dia, os participantes que inclui artistas, grupos folclóricos e apoiadores das brincadeiras populares, promovem a articulação, debates, e apresentação de proposições. A Conferência ainda tem o papel de fiscalizador dos eventos culturais.
“Esse evento possui o papel de fiscalizar o que vem sendo proposto no município. Conheço a seriedade da gestão da prefeita, do município e do Conselho, e essa cidade pode ser uma referência para um sistema municipal de cultura”, disse Joãozinho Ribeiro.