Por: Mauro Garcia. No início da madrugada desta terça-feira (17), por volta de 01:h , cooperativas de transportes alternativos do Maranhão bloquearam simultaneamente, as entradas que dá acesso aos terminais aquaviários da Ponta da Espera em São Luís e o terminal do Cujupe em Alcântara,
A interdição impede que os viajantes entrem ou saíam dos dois terminais de embarcações. Não há previsão para o desfecho, até que algum representante do governo estadual compareça para anunciar providências imediatas.
Os manifestantes exigem do governo do estado e das empresas que operam os ferry-boats, melhores condições,denunciando que as embarcações atualmente estão sucateadas, com problemas de manutenção, o que torna uma simples travessia em um verdadeiro tormento , além de representar grave risco de acidentes.
Outra reivindicação das cooperativas é a redução da taxa abusiva cobrada pelo pelas empresas, Servi Porto e Internacional Marítima e o cancelamento de passagens antecipadas o que gerou prejuizos para as cooperativas que utilizam os veículos aquaviários para transportar passageiros da baixada para a capital maranhense.
O bloqueio deve provocar um colapso no sistema , quando o fluxo de viagens aumento expressivamente, prejudicando a travessia a partir do terminal da Ponta da Espera.
Até fechamento desta edição, nenhum represente do governo do estado ou se prenunciaram sobre a manifestação nos terminais .
Veja com exclusividade as entrevista dos todos os representantes das cooperativas.