Finalmente a Câmara Municipal de São Luís, vai instalar a
CPI dos Transportes Público da Capital, que já obteve mais do que o número
necessário de assinaturas e será instalada para investigar a falência do
sistema de transporte da capital. Esta é a terceira proposta de CPI do
parlamento municipal nesta legislatura e a segunda que será efetivamente instalada
em menos de um ano. Uma mudança radical nos padrões do parlamento de São Luís.
CPI dos Transportes Público da Capital, que já obteve mais do que o número
necessário de assinaturas e será instalada para investigar a falência do
sistema de transporte da capital. Esta é a terceira proposta de CPI do
parlamento municipal nesta legislatura e a segunda que será efetivamente instalada
em menos de um ano. Uma mudança radical nos padrões do parlamento de São Luís.
O vereador Marquinhos (PRB) anunciou na tribuna da Casa, no
início da manhã de ontem, que já tinha o número suficiente de assinaturas para
instalar a Comissão parlamentar de Inquérito. A proposta precisava de 11
assinaturas, já que pelo Regimento da Casa, a CPI pode ser instalada com o
apoio de um terço dos parlamentares. Antes de protocolar na Mesa Diretora da
Casa a proposta, Marquinhos ainda conseguiu mais duas assinaturas. Rose Sales
(PCdoB) e Ricardo Diniz (PHS) também assinaram a proposta.
início da manhã de ontem, que já tinha o número suficiente de assinaturas para
instalar a Comissão parlamentar de Inquérito. A proposta precisava de 11
assinaturas, já que pelo Regimento da Casa, a CPI pode ser instalada com o
apoio de um terço dos parlamentares. Antes de protocolar na Mesa Diretora da
Casa a proposta, Marquinhos ainda conseguiu mais duas assinaturas. Rose Sales
(PCdoB) e Ricardo Diniz (PHS) também assinaram a proposta.
O autor da proposta de CPI disse que o objetivo é investigar
as contas do sistema de transporte de São Luís, uma vez que novamente o
contribuinte terá que arcar com o sistema, já que a prefeitura irá repassar
mais R$ 2 milhões mensais ao Sindicato das empresas de Transporte de São Luís
(SET) para reajuste salarial dos rodoviários. “Até o final do TAC [Termo de
Ajustamento de Conduta] serão R$16 milhões repassados ás empresas. O prefeito
não tem culpa, pois está fazendo o que pode para o sistema não parar. Mas temos
que abrir esta caixa preta dos empresários do transporte e saber o porquê da
falência do sistema. Eles reclamam muito que estão no prejuízo e não sabemos
como é formulada a tarifa, quais os custos, qual a receita. Precisamos
investigar porque o poder público te que financiar tanto o sistema de transporte”,
as contas do sistema de transporte de São Luís, uma vez que novamente o
contribuinte terá que arcar com o sistema, já que a prefeitura irá repassar
mais R$ 2 milhões mensais ao Sindicato das empresas de Transporte de São Luís
(SET) para reajuste salarial dos rodoviários. “Até o final do TAC [Termo de
Ajustamento de Conduta] serão R$16 milhões repassados ás empresas. O prefeito
não tem culpa, pois está fazendo o que pode para o sistema não parar. Mas temos
que abrir esta caixa preta dos empresários do transporte e saber o porquê da
falência do sistema. Eles reclamam muito que estão no prejuízo e não sabemos
como é formulada a tarifa, quais os custos, qual a receita. Precisamos
investigar porque o poder público te que financiar tanto o sistema de transporte”,
O vereador da Vila Luizão disse que os primeiros passos da
CPI serão solicitar a auditoria que foi feita pela SMTT e convidar todos os
envolvidos no transporte para depor: SET, Ministério Público, SMTT. Marquinhos,
que criticou muito as duas secretárias anteriores, disse que já sentiu
diferença no tratamento com o novo secretário de trânsito e transporte da
capital, Carlos Rogério. “Parece que o Carlos Rogério está com boa intenção. Ele
já começou comparecendo à Câmara e prestando os esclarecimentos. Estamos
torcendo por ele por que as duas que o antecederam foram muito abaixo das
expectativas”, declarou.
CPI serão solicitar a auditoria que foi feita pela SMTT e convidar todos os
envolvidos no transporte para depor: SET, Ministério Público, SMTT. Marquinhos,
que criticou muito as duas secretárias anteriores, disse que já sentiu
diferença no tratamento com o novo secretário de trânsito e transporte da
capital, Carlos Rogério. “Parece que o Carlos Rogério está com boa intenção. Ele
já começou comparecendo à Câmara e prestando os esclarecimentos. Estamos
torcendo por ele por que as duas que o antecederam foram muito abaixo das
expectativas”, declarou.
Oficialmente, a Comissão Parlamentar de Inquérito só
iniciará os trabalhos depois de publicação no Diário Oficial do Município
(DOM).
iniciará os trabalhos depois de publicação no Diário Oficial do Município
(DOM).
Vereadores evitam assumir cargos na CPI
Estevão Aragão (PPS) disse que assinou a CPI acreditando que
realmente é necessária a investigação do sistema. “É preciso que investiguemos
este sistema. Está mais do que na hora que fique claro como funciona este
faturamento das empresas”.
realmente é necessária a investigação do sistema. “É preciso que investiguemos
este sistema. Está mais do que na hora que fique claro como funciona este
faturamento das empresas”.
Apesar de ter assinado a CPI, Aragão disse que não
participaria da Comissão. Ele já foi membro da última CPI que investigou o
programa Bom Peixe.
participaria da Comissão. Ele já foi membro da última CPI que investigou o
programa Bom Peixe.
A articulação para montagem dos nomes que irão compor a CPI
começou logo após o protocolo do requerimento. Estão cotados para compor os
vereadores Marquinhos, que será o presidente, Pedro Lucas Fernandes (PTB),
Bárbara Soeiro (PMN), Rose Sales (PCdoB), Marlon Garcia (PTdoB) e Fábio Câmara
(PMDB).
começou logo após o protocolo do requerimento. Estão cotados para compor os
vereadores Marquinhos, que será o presidente, Pedro Lucas Fernandes (PTB),
Bárbara Soeiro (PMN), Rose Sales (PCdoB), Marlon Garcia (PTdoB) e Fábio Câmara
(PMDB).
Bárbara foi convidada para assumir a relatoria da CPI, mas
não aceitou. Ela participará apenas como membro. “É aminha primeira CPI e já
ser relatora é muito complicado. Vamos ganhar mais experiência para e uma
próxima oportunidade. Mas participarei da comissão”, declarou.
não aceitou. Ela participará apenas como membro. “É aminha primeira CPI e já
ser relatora é muito complicado. Vamos ganhar mais experiência para e uma
próxima oportunidade. Mas participarei da comissão”, declarou.
O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), estava relutante em
aceitar ser membro, mas pediu para Marquinhos um tempo para pensar. “Acabei de
sair de uma CPI que era presidente, fui muito exposto. O Marquinhos me pediu
para participar justamente pela experiência que tive da CPI do Peixe. Mas eu
pedi um tempo e até segunda-feira (16) decido se participarei ou não”,
informou.
aceitar ser membro, mas pediu para Marquinhos um tempo para pensar. “Acabei de
sair de uma CPI que era presidente, fui muito exposto. O Marquinhos me pediu
para participar justamente pela experiência que tive da CPI do Peixe. Mas eu
pedi um tempo e até segunda-feira (16) decido se participarei ou não”,
informou.
O vereador Fábio Câmara também está relutante em participar
da Comissão. Ele não foi á sessão ontem. Via telefone ele disse que não
pretende ser membro da CPI.
da Comissão. Ele não foi á sessão ontem. Via telefone ele disse que não
pretende ser membro da CPI.
Mas nem tudo foram flores para a criação da CPI , muitos
vereadores castelista s , ainda faziam lobPor para desarticular a ideia de se
investigar os verdadeiros culpados pelo caos
no transportes publico urbano de São Luís.
vereadores castelista s , ainda faziam lobPor para desarticular a ideia de se
investigar os verdadeiros culpados pelo caos
no transportes publico urbano de São Luís.