O
lançamento, quarta-feira (07), da pedra fundamental do Terminal de
Grãos do Maranhão (Tegram), que importará num investimento superior a R$
500 milhões, torna realidade um dos mais ousados projetos com vistas a
modernizar o Itaqui, mas é apenas um dos pontos
do que está sendo planejado pela Empresa Maranhense de Administração
Portuária (Emap). “Competitividade é a nova dinâmica da atual gestão da
Emap. Tornar a empresa mais competitiva, num cenário público, é o nosso
grande desafio”, disse o presidente, Luís Carlos Fossatti, ao discursar
na solenidade.
De acordo com Fossati, as metas para os
próximos 20 anos visam a criação de uma linha ascendente, muito mais
além das mais de 15 milhões de toneladas que deverão passar pelo Porto
do Itaqui este ano, compreendendo granéis líquidos e sólidos e carga em
geral. “Nosso objetivo é alcançar 150 milhões de toneladas até 2031”,
acrescentou ele.
Dentre os empreendimentos previstos para
serem concluídos nas próximas duas décadas estão a recuperação
estrutural dos berços 101 e 102 (já consolidada), término da construção
do berço 100 e alargamento do cais Sul; construção de um píer
petroleiro; e um novo terminal de passageiros,
na Ponta da Espera, que vai ser de grande utilidade para o setor de
turismo, já que poderá colocar São Luís, em definitivo, na rota dos
grandes cruzeiros marítimos.
Este projeto de
expansão, como explica o presidente da Emap, implica em investimentos
que superam a marca dos R$ 6,4 bilhões, recursos que serão captados
através de parcerias com os governos da União e do Estado, além de
verbas próprias da empresa, bem como da iniciativa privada, que, segundo
Fossatti, são as mais interessadas na transformação da estrutura portuária maranhense numa das mais modernas.
Parceria
De
acordo com o secretário do Desenvolvimento, Indústria e Comércio,
Maurício Macedo, o que foi feito com vistas à viabilização do Terminal
de Grãos é o primeiro exemplo concreto da Parceria Privada Pública, “que
é mais ousada que Público Privada”, e isto demonstra o quanto a Emap
vem sendo uma empresa ousada em seus propósitos.
O secretário faz
questão de reconhecer que o Maranhão é um dos estados que concentram
maiores índices de pobreza do Brasil, entretanto sua gente, seus
governantes, seu empresariado vêm dando exemplos de superação. A
modernização do Itaqui é um exemplo disto, pois está sendo preparado
para ser um porto modelo, que vai aproximar mais o estado dos maiores
mercados mundiais.
Macedo recorda que muitas coisas estão
ocorrendo no mesmo tempo em que o Itaqui avança: rodovias e ferrovias
sendo duplicadas, novos empreendimentos vindo para o Maranhão, Canal do
Panamá sendo alargado, ou seja, é preciso estar preparado para
acompanhar esta dinâmica.