Os discentes do 9º ano da UEB Iguaíba, no município de Paço do Lumiar- participaram nesta sexta-feira (15) da palestra ‘Direitos Humanos, Diversidade de Gênero e Sexual’.A palestra foi proferida pelo mestre em educação, Arthur Bógea, como uma das ações da ‘Semana da Diversidade’.
O diálogo promovido com os alunos tem sido uma maneira de prevenção à violência e discriminação à comunidade LGBTQI+. A manhã contou com atividades alusivas, música e muito bate papo. Toda a metodologia pedagógica apresentada atuou como forma educativa para promover a conscientização e a igualdade no ambiente escolar.
“Esses momentos no âmbito educacional são primordiais para a capacitação e formação dos educandos. Eles, no futuro breve, serão formadores de opinião, além de orientar e repassar a eles que é fundamental o respeito à Pluralidade de gênero”, disse a secretária de Educação, Yanne Pessoa.
O diálogo com o alunado também apresentou que se deve ensinar a respeitar os limites pessoais, além da diferença humana, que abrange aspectos raciais, sociais e sexuais.
O palestrante e mestre em educação, Arthur Bógea, que, com base em sua pesquisa acadêmica, percebeu a relevância dessa instrução contra a violência ser transmitida aos professores e alunos. “Tenho levado essa discussão, e é um processo de construção, e o papel da escola é mostrar que cada um pode ser o que quiser, mas respeitando um ao outro”, afirmou.
A coordenadora da Divisão de Diversidades Educacionais, Rosiane Silva de Jesus, reforçou a importância da temática e a função social das escolas. “Quando abordamos esse tema, a noção de ‘igualdade de gênero’ no contexto educacional, a demanda é por um sistema escolar inclusivo, que crie medidas específicas de combate às discriminações e que não contribua para a reprodução das desigualdades que persistem em nossa sociedade”, pontuou.
A estudante do 9º ano, Cláudia Vitória, de 14 anos, achou esclarecedor o evento. “Aprendi muito mais sobre o tema, e o aprendizado repassado à comunidade estudantil levaremos como conhecimento para toda nossa vida”, completou.