Com uma trajetória de vida que é exemplo de superação, logo mais a partir das 16:00Hs no auditório da Fiema, na Cohama, Gernerval Martiniano Moreira Leite, popularmente conhecido como Astro de Ogum, será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE – como vereador de São Luís.
Aos 67 anos, o trabalho inconteste direcionado aos menos abastados, assegurou tal feito ao ex-menino de rua que em 2000, com apenas 3.253 votos, de funcionário Comissionado da Casa, acabou por conquistar a penúltima cadeira no Plenário Simão Estácio da Silveira.
De lá pra cá, pelo fato de não advim de uma família com nome e sobrenome na política maranhense, o caminhar não foi fácil. Muitas foram as dores de cabeça, alegrias e lágrimas, os quais foram necessárias para alicerçar o aprendizado, permitindo que o mesmo gravasse o nome nos anais da história da quarta Câmara mais antiga do País.
Com muita sabedoria, o filho de Oxumaré com a cabeça emprestada para Ogum teve a paciência e soube reverter ao seu favor o espírito coletivista e apaziguador, transformando-se um grande maestro.
E se assim não fosse, como muitos dos pares que naufragaram pelo caminho, Astro não teria logrado êxito nas urnas, superando além das muitas tramóias e trapaças dos “amigos” e “falsos amigos”, o desgate natural pelo número de mandatos.
De 6.016 em 2020 subiu para 8.306 votos em 2024, aumentando em mais de 25% a votação. Ao lado de outros agentes políticos, pela sétima vez consecutiva, o oitavo vereador mais votado de São Luís será diplomado, ocupando, a partir de então, o inconteste status de Decano no Parlamento Ludovicense.