Por Mauro Garcia: DRT/MA.1279
Visando o fortalecimento do carnaval de 2025, a Federação dos Blocos Organizados e Alternativos do Estado do Maranhão realizou, na manhã do último sábado (7), a eleição para a nova diretoria que comandará a entidade até 2028. José Raimundo Tavares Rocha, conhecido como “Rocha”, foi eleito presidente e assumirá a liderança da federação.
Em seu discurso, Rocha agradeceu a confiança dos membros e destacou os desafios que a nova gestão enfrentará nos próximos anos. “Não posso deixar de agradecer a todos que me deram esta oportunidade e responsabilidade de conduzir a federação. Aqui somos todos unidos e faremos tudo o que for possível para melhorar cada dia mais a nossa atuação”, afirmou.
O ex-presidente e atual presidente de honra da federação, Arerê Lambertini, permanecerá ativo na entidade como conselheiro. Lambertini enfatizou a importância de renovar a gestão e ampliar o apoio aos blocos carnavalescos. “Estamos abrindo espaço para novos membros e fortalecendo a cultura carnavalesca, com blocos organizados, alternativos, bandas e artistas locais. A alternância de poder é essencial para o crescimento do movimento cultural da Ilha de São Luís”, destacou.
Blocos alternativos reivindicam maior apoio
O professor Lago Filho, presidente do bloco alternativo “Jumenta Parida”, cobrou maior participação dos blocos de rua no carnaval oficial de 2025, além de apoio financeiro do governo estadual e da prefeitura. “Reivindicamos o direito de participar do carnaval oficial e o repasse de ajuda de custo para a logística das agremiações. A despesa é alta, e nossos blocos precisam de suporte para entregar um espetáculo à altura”, declarou.
A federação já protocolou uma carta-proposta junto às secretarias de cultura estadual e municipal, visando assegurar o cortejo e a presença dos blocos alternativos no próximo carnaval.
União pela cultura carnavalesca
Luziano Campos, conselheiro fiscal da federação, reforçou a necessidade de união entre os membros da entidade. “A eleição nos mostra o quanto precisamos estar unidos, somando forças com a nova gestão. Estou aqui novamente para colaborar com o fortalecimento do nosso movimento”, disse.
Nova diretoria
A nova diretoria da Federação dos Blocos Organizados e Alternativos do Estado do Maranhão é composta pelos seguintes membros:
Executivo:
Presidente: José Raimundo Tavares Rocha
1º Vice-presidente: José de Ribamar Assunção dos Santos
2º Vice-presidente: Hedimonas Amorim Muniz
1ª Secretária Executiva: Maria Emília Pereira
2º Secretário Executivo: Gilmar Alves Diniz
1ª Tesoureira: Dianne Campos
2º Tesoureiro: Marciano dos Anjos Braga
Conselho Fiscal:
Ubiraci Fonseca (“Arerê Lambertini”)
Luziano de Matos Campos (“Luziano Campos”)
Luís Carlos Farias do Lago Filho (Professor Lago Filho)
Suplentes:
Carlos Oliveira Sousa Pimenta
Roseane Ferreira Mendes Augusto Maranhão.
Presidente de honra:Arerê Lambertini
A nova gestão assume com a missão de fortalecer os blocos alternativos, garantir maior representatividade no carnaval oficial e preservar a cultura carnavalesca maranhense.
O mandato terá início em 2024 e se estenderá até 2028.