O aniversário de São Luís é celebrado hoje, 8 de setembro. A capital maranhense, fundada em 1612, completa 411 anos.
A cidade de pouco mais de um milhão de habitantes está situada na Ilha de Upaon-Açu. A economia do município é impactada pelo setor de serviços, principalmente pelas atividades de turismo.
Na manhã desta sexta-feira, a líder social, Jania Rodrigues, coordenadora do Movimento Social Força Comunitária por São Luís, e o coordenador de assuntos externos da entidade, Ernelto Dionísio parabenizaram a cidade pelos 411 anos.
Jania lembrou o momento da capital maranhense hoje e sua história que representa uma longa caminhada de empreendedorismo, sucesso, lutas e transformações.
“Eu moro em uma cidade que tem pouco mais de um milhão de habitantes”. Me orgulho muito de fazer parte desta história”, detalhou Jania Rodrigues.
A líder social destacou também que a constante evolução populacional da cidade e os hábitos das pessoas, marcaram os 411 anos da cidade de São Luís.
O coordenador de Assuntos Externos, apontou que muitas ações do governo do estado contribuíram para a viabilização de projetos e investimentos que impulsionou para o desenvolvimento da cidade
“São Luís contabiliza um passado de grandes conquistas, suas histórias e lendas mostram uma cultura diferenciada de outras cidades”, classificou Ernelto.
Outros integrantes, Joana da Escolinha, Elienay Abreu, Jacinalva Oliveira e Maria José Everton, afirmaram que o movimento Força Comunitária vem colaborando com as comunidades periféricas de São Luís.
Mauro Garcia, jornalista e coordenador regional, enfatizou que as lutas comunitárias foi um fator essencial para a valorização dos ludovicenses.
“Nasci no coração de São Luís, no Centro da cidade”, confessa Mauro. “Hoje eu vejo a minha cidade valorizada, com suas riquezas de suas adversidades que contemplam a nossa Ilha do Amor,” conclui .
REFERÊNCIA.
Entre os destaques dos pontos turísticos de São Luís está o Centro Histórico. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu o lugar na relação de Patrimônios Mundiais em 1997.
São Luís é a única cidade brasileira que foi fundada por franceses.