Futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújodisse nesta sexta-feira (21/12) que haverá uma redução nas secretarias do Itamaraty e, consequentemente, de cargos.
A afirmação foi feita na portaria do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). “Vai ter uma diminuição, não queria antecipar porque vai ser uma MP conjunta. Não queria soltar só os dados do Itamaraty”, despistou, sem dizer se o número cairá de nove para seis ou cinco secretarias.
Segundo Araújo, o enxugamento de quadro pessoal não deve comprometer os funcionários de carreira. “As orientações gerais são de enxugamento de cargos, mas não quer dizer que as pessoas vão sair, a carreira continua”, explicou.
O futuro ministro explicou brevemente que a diminuição de postos dentro do Itamaraty será direcionada aos comissionados. “A orientação geral é diminuir os cargos comissionados. A gente tem que se adaptar a essa orientação”, finalizou.
A redução de secretarias e cargos comissionados faz parte das medidas preparadas pelo Ministério do Planejamentopara o próximo governo.