POR:MAURO GARCIA
DRT:/MA:1279.
Uma tarde de emoção marcou a entrega do título de cidadão ludovicense ao radialista e jornalista João Filho, natural da cidade de Bequimão, na Baixada Maranhense.
O evento, realizado na última quarta-feira,12, no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, foi proposto pela vereadora Fátima Araújo (PCdoB) e aprovado por unanimidade através dos Decretos Legislativos Nº 0109/2023, Nº 121/2023 e Nº 073/2023.
Nascido na comunidade Floresta, João Filho enfrentou desafios desde cedo, oriundos da vida no interior do Maranhão.
Filho de Benedito Pereira (Bitão), agricultor e pescador, e Joana Pereira, servidora pública aposentada, o agora Cidadão Ludovicense sempre sonhou em seguir carreira no jornalismo, apesar das adversidades.
Após passar por diversas experiências profissionais, incluindo trabalhos como zelador e técnicos em saúde, João Filho encontrou sua verdadeira paixão: o rádio. Em 2003, começou sua trajetória na rádio Cultura FM do Maiobão, onde teve a oportunidade de se destacar e ser reconhecido.
Sua jornada o levou ao Rio de Janeiro, onde trabalhou em várias rádios, incluindo Carioca AM 710, Livre 1440 AM, Fluminense AM 540 e Opção News FM 106,3.
Antes disso, passou pelas rádios comunitárias Ilha do Amor FM e Bequimão FM. Na cidade carioca, iniciou o curso de jornalismo na Unicarioca.
O reconhecimento como cidadão ludovicense é um reflexo da dedicação e do compromisso de João Filho com a comunicação e com sua comunidade, uma história inspiradora de superação e paixão pelo jornalismo.
Os jornalistas Tarcisio Brandão, Isaías Rocha, Mauro Garcia, marcaram presença na solenidade para homenagear o agora cidadão de São Luís.
No vídeo abaixo, depoimentos de colegas de profissão.