Por: Mauro Garcia
DRT/1279
São Luís – Iraneyde Pereira dos Santos, 35, foi brutalmente assassinada na manhã desta segunda-feira (28), em sua residência, na Rua 15 de Novembro, bairro Cidade Nova, Itaqui-Bacanga. Segundo informações preliminares, o autor do crime seria o ex-marido da vítima, que estaria sob o efeito de drogas no momento do ataque. Após cometer o crime, o homem fugiu e é procurado pela polícia.
O corpo da vítima foi encontrado no quintal de casa pelo filho mais velho, de 14 anos, em estado de choque. Iraneyde foi morta com um golpe de faca no pescoço, em um crime que chocou os vizinhos e a comunidade local. Ela deixa dois filhos, de 14 e 8 anos.Com este caso, o número de feminicídios no Maranhão em 2024 sobe para 55, um índice alarmante que expõe a gravidade da violência contra mulheres no estado. A região do Itaqui-Bacanga, em particular, tem sido palco de uma série de homicídios que intensificam o cenário de insegurança. Em muitos desses casos, como o de Iraneyde, as vítimas são mulheres, alvos de uma violência que ocorre, muitas vezes, dentro de suas próprias casas.
Moradores e organizações comunitárias da área, preocupados com o crescente número de assassinatos, cobram mais ações preventivas, apoio social e proteção às vítimas de violência doméstica, uma das principais causas das mortes femininas na região. “É preciso que a gente tenha políticas mais eficazes, que amparem essas mulheres e previnam tragédias como essa”, destacou um representante comunitário.
A Secretaria de Segurança Pública informou que equipes de busca foram mobilizadas para capturar o suspeito e que as investigações estão em andamento.