- Para garantir, segurança e eficiência do transporte semiurbano, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), intensificou o cronograma de fiscalizações. Esta semana, as equipes vistoriaram empresas e estiveram em pontos finais de ônibus, acompanhando embarque e desembarque de passageiros. A ação tem como objetivo, identificar possíveis irregularidades, infrações ou falhas que possam comprometer a segurança e a qualidade do serviço oferecido ao usuário.
“As vistorias integram o cronograma regular de atividades da MOB. Realizamos fiscalizações periodicamente, e também, fruto de solicitações dos usuários. O transporte semiurbano é um serviço essencial à população e esse acompanhamento é fundamental para assegurar que os padrões estabelecidos sejam cumpridos. A MOB reforça esse trabalho, para que seja prestado um serviço de qualidade à população”, pontuou o diretor de Operações Rodoviárias e Ferroviárias da MOB, Jacob Mendes.
Durante as vistorias, foram identificados mal funcionamento dos elevadores, falta de conhecimento do motorista na operação deste item de acessibilidade, descumprimento horários das viagens e outros. Em uma das situações, ocorrida em linha que opera na área da Raposa, a equipe identificou que elevadores de alguns ônibus estavam com defeito ou não funcionavam, e identificaram motoristas que não sabiam operar o dispositivo. As empresas com irregularidades foram notificadas.
“A MOB sempre vai atuar de forma a oportunizar a melhor prestação deste serviço, inclusive, aqueles que envolvem a mobilidade de pessoas com deficiência, as quais têm, por direito, garantia de acessibilidade em transportes públicos. A agência tem o compromisso de garantir que as empresas prestadoras do serviço cumpram todas as normas e regulamentos estabelecidos, a fim de proporcionar um serviço de qualidade, seguro e acessível à população”, reforçou Jacob Mendes.
O trabalho de fiscalização segue, regularmente, em horários e pontos estratégicos. Os fiscais da MOB vistoriam condições físicas e de logística dos ônibus, o funcionamento dos elevadores, cumprimento da rota e de horários das linhas, quantitativo de ônibus, entre outros. As empresas com ocorrência de irregularidades recebem notificação para realizar as adequações devidas e melhorar a prestação do serviço, sob pena de sanção.