Por.Mauro Garcia
DRT/1279
No último domingo, 15 de setembro ,a Praia da Ponta d’Areia foi palco de uma animada confraternização entre os brincantes e músicos da tradicional junina Mocinha do Sertão. O evento incluiu uma partida de futebol de areia, que terminou com a vitória do time dos brincantes por 3 a 2 contra o time dos músicos.
Além do jogo, houve um momento de queimada, que trouxe ainda mais animação ao público presente.
Roseane Lambertini, presidente do grupo, destacou a importância de eventos como esse para manter viva a missão socioeducativa da junina, que vai além do São João. “Nosso grupo é esporte, cultura e educação durante todo o ano”, frisou Roseane. A diretora Sisi complementou afirmando que a Mocinha do Sertão tem um forte compromisso com a juventude e que eventos como esse são fundamentais para o crescimento dos jovens e sua inserção social.
Para o senhor Arerê Lambertini, outro membro influente da junina, investir na juventude é crucial. “Nossos jovens são a esperança do futuro, e nosso agrupamento social valoriza cada um deles.
Muitos vêm de outras comunidades para fazer parte do nosso contexto social, o que é extremamente importante”, declarou. Jhonatan Monteiro também ressaltou que essa integração fortalece o grupo e mantém as atividades ao longo de todo o ano.
Benedito Santiago, árbitro da partida, ressaltou a relevância do esporte de praia para a comunidade local. “Este é o meu terceiro ano arbitrando partidas como essa, que são momentos ímpares para o esporte e para a integração de todos”, comentou.
Erialdo, diretor da Mocinha do Sertão, salientou que a junina é um grupo genuinamente ludovicense e que eventos de interação entre diretores e brincantes são essenciais para manter o grupo unido ao longo do ano.
O evento contou com o apoio cultural do deputado federal Pedro Lucas Fernandes e de Paulo Casé, que foram mencionados por Roseane em seus agradecimentos. “Agradeço primeiramente a Deus, aos nossos apoiadores culturais e a todos que participaram deste encontro. É possível fazer mais, é possível fazer diferente, e a Junina Mocinha do Sertão está mostrando isso”, concluiu Roseane.
A junina Mocinha do Sertão, reconhecida por seu trabalho cultural e social, continua a promover a inclusão e o desenvolvimento comunitário, fortalecendo sua missão de transformar vidas e gerar oportunidades por meio da cultura popular.
Foi um dia especial de lazer e confraternização, entre o grupo e os times brincantes x músicos. Da Junina Mocinha do Sertão.