A prefeita Paula Azevedo (PCdoB) participou nesta sexta-feira (26), da abertura do Seminário Preparatório para II Conferência Metropolitana da Grande São Luís, na UEB Nadir Nascimento de Moares. Paço do Lumiar é a terceira cidade a sediar Seminário Preparatório.
No evento, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem), a prefeita destacou a importância da integração entre as cidades que compõem a Região Metropolitana, devido a proximidade dos municípios, uma vez que os problemas enfrentados são comuns a todos.
“O seminário é extremamente importante, pois trata sobre o desenvolvimento da nossa Região Metropolitana, da qual Paço do Lumiar é pertencente e parte importante. Esse diálogo e integração entre os municípios é fundamental para o progresso das cidades e da Região Metropolitana da Grande São Luís. Vamos trabalhar para sermos protagonistas”, afirmou Paula Azevedo.
O encontro reuniu representantes dos 13 municípios que integram a RMGSL e tratou sobre deliberações das seguintes temáticas: Saneamento básico, Mobilidade urbana e Turismo.
Durante os trabalhos, foram apresentadas as ações que vêm sendo executadas pela Agem e que constam no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana, além do diagnóstico do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).
Participando do seminário, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), Walburg Neto, pontuou várias conquistas que o município conseguiu em parceria com a AGEM. O titular da pasta citou a extinção do lixão do Iguaíba, apoio logístico a COOPCARE, projeto de reforma da Feira da Avenida 10, urbanização da Praça São João Batista, obras da Quadra Poliesportiva José de Ribamar Tiri e da Praça do Lima Verde, entre outras ações. “A Agem é um órgão irmão, parceiro, que muito tem contribuído para o desenvolvimento socieconômico de Paço do Lumiar”, afirmou.
Também presente no evento, a secretária de Meio Ambiente, Alberlúcia Mendes, ressaltou a importância da realização de seminários como esse, que apontam políticas públicas em diversas áreas. “As cidades são ligadas uma com as outras e o crescimento regional passa por esse diálogo”, salientou.
Convidado para compor a mesa solene, o presidente da Câmara de Paço do Lumiar, Jorge Maru (Republicanos), considerou o encontro um passo fundamental para o desenvolvimento da RMGSL. “A Câmara Municipal se coloca a disposição da Prefeitura, da Agem e de todos os gestores dos 13 municípios, para que possamos operar juntos, definindo projetos estratégicos para o bem da sociedade”, comentou.
Na ocasião, o presidente da Agem, Leônidas Araújo, enalteceu o compromisso da gestão azevedista em buscar recursos para a cidade, ao lembrar das inúmeras visitas ao órgão feitas pelos secretários da Administração Municipal. “Estão sempre procurando resolver algum problema de Paço do Lumiar. Isso me deixa muito satisfeito. Vejo o tanto de interesse da Prefeitura de procurar ajuda a Agem”, lembrou.
Foi realizada ainda eleição para os delegados, representantes da sociedade civil, nos termos do art. 13 da Lei Complementar nº 174, de 25 de maio de 2015.
Prestigiaram também o evento, a presidente da Associação dos Moradores do Maiobão, Maria de Lourdes Gaspar, os secretários Yanne Pessoa (Semed), Biné Amado (Semict) e Fernando Batista, (Semur).