Aconteceu na tarde desta terça-feira(16), na comunidade Timbuba, no município de Paço do Lumiar, a primeira roda de diálogo sobre políticas de combate à violência contra a mulher. O evento, que contou com a presença da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) funcionou como a primeira prévia preparatória para a maior reunião de trabalhadoras rurais da América Latina, a “Marcha das Margaridas 2023”, que acontecerá em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto.
Até o final do mês outros dois encontros estão agendado nas comunidades Nova Esperança I e Pirâmide para ampliar o debate sobre o encontro, que este ano terá como lema “Margaridas em Marcha pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”.
Participaram da reunião integrantes do Sindicato de Trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Paço do Lumiar, da Associação dos Moradores do Timbuba, além dos técnicos da coordenação de políticas para as mulheres da Secretária de Direitos Humanos- SEMDHU, que promoveu o evento.
“ Essa é a maior mobilização de mulheres trabalhadoras do campo e da floresta, por isso é importante fomentar esse debate para arregimentar o maior número de participantes possíveis “, explicou a prefeita.
HISTÓRIA DA MARCHA:
O nome da Marcha é uma homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, que morreu em 1983, em Alagoa Grande, Paraíba.
Sua morte causou enorme comoção e revolta, pois Margarida foi assassinada com um tiro a queima roupa disparado por um matador, a mando de um proprietário rural da região.