Prefeitura de São Luís, por meio da
Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), moderniza o sistema de
sinalização e fiscalização eletrônica na capital. A ação de substituição de
conjuntos semafóricos, que terão radares fotográficos embutidos, além de
controladores inteligentes, faz parte do Plano Estratégico de Melhorias para o
Trânsito. As inovações técnicas na sinalização irão garantir maior
fiscalização, controle de velocidade e a própria fluidez no tráfego.
“Estamos trabalhando para promover
mobilidade urbana diariamente à população. Isso envolve um conjunto de medidas,
e temos intensificado nossa atuação tanto na área estrutural quanto no
controle, disciplinamento e reorientação do tráfego. A mudança do sistema de
fiscalização eletrônica, com novos semáforos, integra o plano, e deve também
reduzir o número de acidentes”, disse o prefeito Edivaldo.
mobilidade urbana diariamente à população. Isso envolve um conjunto de medidas,
e temos intensificado nossa atuação tanto na área estrutural quanto no
controle, disciplinamento e reorientação do tráfego. A mudança do sistema de
fiscalização eletrônica, com novos semáforos, integra o plano, e deve também
reduzir o número de acidentes”, disse o prefeito Edivaldo.
Ao todo, haverá a substituição dos
semáforos em 150 cruzamentos de São Luís. Na Avenida dos Holandeses, na altura
da entrada da Litorânea e no acesso à Raposa, e na Daniel de La Touche, próximo
ao Bambuzal e à SMTT, a Prefeitura já implantou os novos equipamentos. A
amostragem será testada pelo Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, após a aprovação, haverá
fase de adaptação de 15 dias para o início do funcionamento do sistema.
semáforos em 150 cruzamentos de São Luís. Na Avenida dos Holandeses, na altura
da entrada da Litorânea e no acesso à Raposa, e na Daniel de La Touche, próximo
ao Bambuzal e à SMTT, a Prefeitura já implantou os novos equipamentos. A
amostragem será testada pelo Instituto Nacional de Metrologia,
Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e, após a aprovação, haverá
fase de adaptação de 15 dias para o início do funcionamento do sistema.
A readequação do sistema foi
resultado de estudos, que identificaram novos pontos de gargalo e alterações
dos locais de maior demanda. Especialistas da SMTT constataram que pontos
anteriormente considerados de alto fluxo tiveram a configuração alterada e,
assim, efetuaram o reordenamento. A Avenida dos Holandeses e a Litorânea são
exemplos de locais que devem receber semáforos novos.
resultado de estudos, que identificaram novos pontos de gargalo e alterações
dos locais de maior demanda. Especialistas da SMTT constataram que pontos
anteriormente considerados de alto fluxo tiveram a configuração alterada e,
assim, efetuaram o reordenamento. A Avenida dos Holandeses e a Litorânea são
exemplos de locais que devem receber semáforos novos.
Para o secretário municipal de
Trânsito e Transportes, Canindé Barros, essa é uma das medidas adotadas pela
SMTT para intensificar a fiscalização e organizar o trânsito da cidade. “Sob
determinação do prefeito Edivaldo, estamos realizando essas ações de melhoria
na sinalização vertical com o intuito de reorganizar o trânsito na cidade.
Outras ações estão sendo planejadas e executadas para alcançarmos bons
resultados”, afirmou o titular da pasta.
Trânsito e Transportes, Canindé Barros, essa é uma das medidas adotadas pela
SMTT para intensificar a fiscalização e organizar o trânsito da cidade. “Sob
determinação do prefeito Edivaldo, estamos realizando essas ações de melhoria
na sinalização vertical com o intuito de reorganizar o trânsito na cidade.
Outras ações estão sendo planejadas e executadas para alcançarmos bons
resultados”, afirmou o titular da pasta.
CONTROLADORES
INTELIGENTES
INTELIGENTES
O temporizador digital interno dos
semáforos, a partir do novo sistema, realiza adequações automáticas compatíveis
à passagem de veículos registrada. Com os controladores inteligentes, a nova
sinalização permitirá que a contagem da abertura e do fechamento dos sinais
seja alterada de acordo com a intensidade do fluxo de veículos. Além dos
semáforos, será trocada toda a parte elétrica que compõe a sinalização.
semáforos, a partir do novo sistema, realiza adequações automáticas compatíveis
à passagem de veículos registrada. Com os controladores inteligentes, a nova
sinalização permitirá que a contagem da abertura e do fechamento dos sinais
seja alterada de acordo com a intensidade do fluxo de veículos. Além dos
semáforos, será trocada toda a parte elétrica que compõe a sinalização.
Os modelos adotados, além de
controlar o avanço, irão mensurar a velocidade com que o veículo cruza a
sinalização, funcionando como um radar convencional, que disciplina a redução
de velocidade. O objetivo é promover a diminuição do número de acidentes no
trânsito, fixando a velocidade máxima em 60 km/h.
controlar o avanço, irão mensurar a velocidade com que o veículo cruza a
sinalização, funcionando como um radar convencional, que disciplina a redução
de velocidade. O objetivo é promover a diminuição do número de acidentes no
trânsito, fixando a velocidade máxima em 60 km/h.
Com a mudança, a visibilidade da
sinalização vertical também será facilitada. Os semáforos substituirão as lâmpadas incandescentes que
restavam pelas fluorescentes, de LED. O modelo garante mais segurança aos
motoristas e pedestres, pois os semáforos com LED permitem melhor visibilidade,
mesmo com a incidência direta do sol sobre eles.
sinalização vertical também será facilitada. Os semáforos substituirão as lâmpadas incandescentes que
restavam pelas fluorescentes, de LED. O modelo garante mais segurança aos
motoristas e pedestres, pois os semáforos com LED permitem melhor visibilidade,
mesmo com a incidência direta do sol sobre eles.