Na manhã desta quinta-feira(27),o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB),Adriano Sarney ,se reuniu na sede da agência com representantes das cooperativas do transporte alternativo que utilizam o Serviço Público de Transporte Municipal e Intermunicipal.
Em especial, a comitiva da COOTRAIBA e Sindicato do Transporte Alternativo do Estado do Maranhão,João Costa e Gabriel Ferreira.
Conforme foi prometido, o presidente da MOB,recebeu em audiência,que também representava as modalidades; micro-ônibus e Vans.
Na pauta,os interesses de todas as categorias, assim como também os interesses da população,; umas das principais reivindicações dos representantes é viabilidade do terminal de embarque e desembarque de alternativos, que terá como possível local, uma área exclusiva no aterro do Bacanga, identificado como, Área pertencente à (UNIÃO).
A comissão chefiada por Gabriel Ferreira, apontou também um outro espaço,localizado no bairro do São Cristóvão, a ser visitado pela categoria nos próximos dias, uma vez que existe um acordo protocolado de prorrogação de viabilidade,a partir do dia 12 de maio às portarias. 289 e 246/2022, da MOB.
Outros assuntos pautados e discutindo pela comissão, foi a fiscalização para o transporte alternativo, que busca melhorar o sistema e diminuir o número de carros clandestinos, com a verificação do período de uso das frota dos veículos e consequentemente a segurança jurídica aos perueiros que fazem legalmente o transporte em todo o estado do Maranhão.
Subsídios
Os subsídios foi outro ponto importante na discussão da audiência,com temas relacionados ao ICMS,cobrado na gasolina, e a bilhetagem eletrônica,assuntos que não poderiam ser esquecidos na reunião com o presidente da MOB, visando garantir a segurança dos usuários do transporte alternativo, com o bilhete eletrônico que permitirá idosos e estudantes usar o sistema, utilizando o passe livre e a carteira estudantil para usufruir do seu direito de ir e vir.
Após a reunião,os membros do Sindicato e das cooperativas de vans e micro-ônibus, agradeceram o presidente da MOB, Adriano Sarney e sua assessoria que facilitaram o diálogo, deixando um canal aberto com as cooperativas
Na reunião foi decidido entre os membros que outra comissão será formada para acompanhar de perto os encaminhamentos junto a MOB.
A próxima etapa dos representantes do transporte alternativo, será uma agenda com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte- SMTT, para solicitar a implantação do transporte alternativo na capital, aprovado pela Câmara Municipal,faltando apenas a prefeitura de São Luís colocar em prática o dispositivo da sociedade,via portaria da SMTT, um benefício conquistado pela população Ludovicense.