- Para acessar a vitrine e-Campo, clique aqui.
Dentre os novos cursos estão o “Elementos de paisagem e processos ecológicos”, do Programa Bioma Cerrado, com inscrições abertas e início em 29 de junho. As 30 horas do curso devem ser completadas em 45 dias. Outra capacitação com inscrições abertas é a “Inserção da árvore na propriedade rural do Bioma Mata Atlântica” com início em 26 de junho. As 40 horas devem ser completadas em 60 dias.
As vagas para os cursos são ilimitadas, mas os usuários devem observar os períodos de inscrição e cumprir a carga horária dentro do prazo estipulado. A maior parte das capacitações são autoinstrucionais e os inscritos recebem certificado de conclusão desde que cumpram as atividades previstas.
Mapa de inscritos: capacitações chegam a todas as regiões brasileiras
A importância das parcerias é exemplificada pela maior visibilidade para os cursos e consequente aumento no número de capacitações. O curso “Facilitadores de aprendizagem”, por exemplo, incrementou o número de inscritos de 600 para 10 mil quando passou a ser oferecido em parceria com a Escola Virtual de Governo da ENAP. Esta capacitação é destinada aos profissionais que desejam atuar ou aprimorar a atuação como facilitador de aprendizagem nas temáticas do agro tem inscrições permanentes e é gratuita.
“Temos perspectiva de oferecer outros cursos por meio desta parceria com o Senar. Para o usuário final, não faz diferença onde o curso está hospedado. O importante é agruparmos as capacitações, divulgarmos e oferecermos estas oportunidades de aprendizagem, facilitando o acesso ao cidadão”, explica Fernanda Nascimento, técnica da Secretaria de Inovação e Negócios.
Compostagem desperta grande interesse
A capacitação virtual sobre compostagem, com carga horária de 10 horas, é o curso com maior quantidade de inscritos. Foram 4989 inscritos nas quatro turmas concluídas. Novas turmas serão ofertadas no segundo semestre de 2019.
Para o Gerente de Acesso a Mercados da Embrapa, Alessandro Cruvinel, as novas capacitações abordam temas de grande importância para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira e a tendência é ampliar o alcance dos cursos por meio das parcerias. “Ao disponibilizar conteúdo técnico de qualidade, a Embrapa oferece oportunidades de aprendizagem a técnicos, extensionistas, produtores, estudantes e professores de várias regiões. Embora os conteúdos oferecidos estejam em português, já detectamos várias inscrições principalmente em países de língua espanhola, demonstrando o potencial de alcance da ferramenta”, destaca.
Secretaria de Inovação e Negócios