Após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o deputado federal e candidato a prefeito de São Luís, Rubens Jr (PCdoB), fez uma análise dos dados e destacou a importância do investimento em educação para que São Luís e todo o Maranhão continuem avançando no desempenho.
“Analisando os resultados do Ideb em São Luís, podemos perceber avanços. O trabalho do prefeito Edivaldo, junto às equipes educacionais, educadores e educadoras possibilitou resultados animadores tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do Ensino Fundamental”, destacou Rubens.
De acordo com o índice divulgado pelo Ministério da Educação, as escolas da rede estadual do Maranhão chegaram à média de 3,7, a maior já registrada. Se o recorte levar em consideração apenas São Luís, o índice sobe para 4,1. Antes era 4. Com esse resultado, a capital maranhense ficou entre as seis melhores do país.
Para o candidato, a missão do município é alfabetizar as crianças na idade certa e cuidar daquelas que ainda não foram alfabetizadas até o final dos anos iniciais ou que estão em distorção idade-série. Assim, poderão fazer um percurso exitoso e chegar preparadas para o Ensino Médio.
Rubens reforçou, ainda, que bons resultados educacionais dependem das condições econômicas das famílias dos estudantes, “por isso também estamos propondo a Renda Básica Infantil para, ao lado da educação, ajudar a romper o ciclo de pobreza e desigualdade. O auxílio, no valor de R$ 100 será destinado a cada família carente com criança de 0 a 6 anos. A contrapartida seria a presença na rede pública escolar e carteira de vacinação em dia”, explicou.
Plano de Governo para Educação
O pré-candidato do PCdoB reiterou que a São Luís que sonha a educação será prioridade e os avanços serão maiores, pois a capital tem um grande time e educadores e educadoras. “Além disso, temos um diagnóstico detalhado e um Programa de Governo para Educação. Sabemos como fazer e traremos todo apoio e experiência do Governo Flávio Dino”.
Entre as propostas, estão: Mais Talentos, para incentivar o engajamento de alunos em atividades comunitárias; a Escola Digna Municipal e Escola Digna Comunitária, que estabelece um padrão de qualidade física das escolas; Tempo Integral, que garante a estruturação do Núcleo de Tempo Integral na Secretaria Municipal de Educação para prospectar parcerias com agentes do setor privado para a ampliação do tempo integral na rede pública.
Também está previsto o fortalecimento do currículo; a valorização dos docentes; o protagonismo juvenil; o Mais Ideb Municipal que premia estudantes e trabalhadores e as próprias instituições de ensino; e o Pacto pela Vida, programa municipal de prevenção às drogas ou repaginar o PROERD (realizado em parceria com a SSP-MA), em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.