Na manhã desta sexta – feira(01),os Coordenadores do Movimento Social União Força Comunitária de São Luís, foram recebidos no Palácio dos Leões, pelo assessor especial da Secretaria de Articulação Política do Governo Estado (SECAP), Léo Rodrigues.
O Palácio dos Leões é a sede do governo do estado do Maranhão.
Na pauta de reivindicações com o assessor especial da SECAP, a comitiva formada pelos coordenadores, Jania Rodrigues, Ernelto Dionísio e Mauro Garcia, solicitaram melhorias, ações sociais e projetos para as comunidades periféricas da capital maranhense,atendidas pelo Movimento Força Comunitária.
A coordenadora do Força Comunitária em São Luís , Jania Rodrigues destacou a importância da reunião que, para ela, foi fundamental para mostrar a realidade que passam as famílias, assistidas de perto pelo movimento.
“O nosso grupo tem muito a agradecer à nossa colaboradora, Dra Tereza Nunes, e ao deputado Federal Rubens Pereira Júnior, que tem atendido às nossas solicitações”, destaca Jania.
“Sempre estamos encaminhando as demandas e os problemas que afetam as comunidades atendidas pelo nosso movimento e com a certeza das respostas para os nossos comunitários”, completou a coordenadora.
Jania Rodrigues acrescentou ainda, que os trabalhos para a estruturação do Movimento Social Força Comunitária, tiveram início no mês de julho deste ano ,com a formação das novas comissões locais. O processo tem como premissa a análise, para aprimoramento e alinhamento à realidade vivida pela comunidade no momento atual
Participando da reunião, o coordenador de Assuntos Externos do Força Comunitária Ernelto Dionísio, aproveitou o momento para lembrar das ações fundiárias em andamento nas comunidades da área Itaqui/Bacanga.
Segundo o coordenador de Assuntos Externos, no final de 2021, foram realizadas reuniões em bairros da região, faltando apenas finalizar os levantamentos para que os moradores possam enfim receber o documento definitivo de posse do imóvel.
Ernelto Dionísio, também integra a Comissão da Ilha, pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão-ITERMA, e tem contribuído para o fortalecimento do grupo comunitário.
O coordenador regional do Itaqui- Bacanga pelo Força Comunitária, Mauro Garcia, avaliou como ponto positivo a reunião com o assessor especial, Léo Rodrigues.
De acordo com o coordenador regional, a missão do movimento é buscar soluções para comunidades no sentido de promover ações de desenvolvimento que valorize as lideranças em suas áreas de atuação.
Após ouvir a comitiva liderada por Jania Rodrigues, o assessor especial da Secap, Léo Rodrigues garantiu aos integrantes do grupo social que as demandas solicitadas serão encaminhadas ao secretário, Rubens Pereira.
Para o assessor especial, o alinhamento com as comunidades é um fator essencial que aproxima o governo do estado com as comunidades de São Luís.
Léo Rodrigues enfatizou ainda, que por meio do diálogo com os representantes do Força Comunitária, foi possível conhecer um pouco mais a realidade sofrida pelos moradores,dada a importância da crescente população.
Com as informações obtidas, tornou-se de extrema importância encaminhar as solicitações ao secretário para que ele possa avaliar e fazer um levantamento das demandas solicitadas pelo Movimento Social Força Comunitária.
Através de seus integrantes, o movimento social atua nos bairros,Vila Embratel, Anjo da Guarda,Gapara,Argola e Tambor,Monte das Oliveiras,Sá Viana,Mauro Fecury2,Vila Dom Luís,Vila dos Nobres,Vila Maranhão Vila Vitória,Monte Castelo,Riacho Doce, Piancó
Residencial Resende, Residencial Paraíso São Raimundo,Alto da Esperança,Fumacê
Vila Bacanga, São Benedito, Ganharia,Vila Isabel, Vila Nova e Sol Nascente
Quero participar
Quero o melhor para a comunidade em geral inclusive meu bairro merece uma praça adequada.