O presidente do (ICE) em visita ao Secretário de Municipal de Meio Ambiente |
O presidente do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Darcy Fontes, visitou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Maia, para dialogar acerca de mecanismos que tragam desenvolvimento sustentável para São Luís. O ICE defende a implantação de um sistema integrado que garanta à cidade um espaço multifuncional. A proposta casa com o interesse da gestão atual de modernizar a capital com aproveitamento, economia e preservação ambiental.
De acordo com o macrossistema, elaborado para as cidades brasileiras e passível de adaptação, conforme as peculiaridades de cada localidade, as bases para o desenvolvimento sustentável estão na inovação economicamente viável, com participação, justiça social e preservação do meio ambiente.
Para o secretário Rodrigo Maia, São Luís, que já participa do Programa Cidades Sustentáveis, tem tudo para absorver o sistema. “A coleta seletiva, que deve ser implantada em todas as cidades até o final de 2014, e a educação ambiental figuram nesse circuito proposto como elementos protagonistas e isso é fundamental para nós”, lembra Maia. Ele reitera o esforço da gestão em encontrar soluções sustentáveis para problemas crônicos da cidade.
O professor da Universidade de São Paulo, Sabetai Calderoni, e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Ibrades), é responsável pela concepção do sistema Cidade Sustentável. Ele deve estar em São Luís na primeira quinzena de maio para expor ao prefeito e aos secretários municipais a intenção da proposta.
Dentre outras atividades, é possível, pelo sistema, implantar geração de energia eólica ou mesmo fabricação de tijolos, a partir de resíduos da construção civil, para barateamento da construção de casas populares, e criar uma Central de Tratamento de Resíduos, na qual se direciona o resíduo reciclável novamente à cadeia produtiva.